TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

HOJE, 29 DE ABRIL, É DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS DA DANÇA
E AOS DANÇARINOS DA DANÇA DE SALÃO!
Professores de Danças de Salão Radija Almeida & Wiiliam

29 de abril é o dia internacional da dança, vamos comemorar no salão. Dançar faz bem para a alma e para o corpo, seja em ritmo lento ou mais rápido, seja com passos simples ou mais complexos, a dança é um dos melhores exercícios físicos. Qualquer pessoa pode aprender a dançar, tudo o que precisa é dar os primeiros passos.

Forró, samba, salsa, bolero... são os ritmos que impulsionam à cadência dos movimentos. A Dança do ventre também é bastante procurada, principalmente pelas mulheres. Todos os ritmos permitem um gasto excepcional de calorias, em média de 400 a 600 kcal/hora. A prática da dança de salão melhora a auto-estima nas mulheres e modifica o comportamento do homem, pois também melhora sua forma de lidar com as mulheres, tornando-os mais atenciosos, com toques de gentileza e leveza.

Não existe uma idade certa para a prática da dança de salão, desde crianças até idosos podem dançar em seu ritmo e a seu tempo. A Cooperbom Turismo oferece aulas às terças e quintas das 19 às 20hs, todos os ritmos, todas as idades.

Matricule-se já! 73 3231 5563.

Por Maria Morais

OFICINA DE ROTEIRIZAÇÃO DO TURISMO - ÚLTIMAS CHAMADAS!

SEMINÁRIO DE REGIONALIZAÇÃO E OFICINA DE ROTEIRIZAÇÃO

COSTA DO CACAU

Um dos objetivos do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil é a diversificação da oferta turística. A roteirização é fundamental para atingir esse objetivo por meio da estruturação, da oferta e da aceitação de produtos diferenciados nos mercados nacional e internacional. Roteirização turística é o processo que visa propor aos diversos atores envolvidos com o turismo, orientações para a elaboração dos roteiros turísticos. Estas orientações vão auxiliar na integração e na organização de atrativos, equipamentos, serviços turísticos e infra-estrutura de apoio ao turismo, resultando na consolidação dos produtos de uma determinada região.

Quem pode participar:

Representantes dos órgãos governamentais municipais, estaduais e federais que se mostrarem necessários ao bom andamento do processo. Empresários e profissionais da cadeia produtiva do turismo, ou seja, o conjunto de prestadores de serviços que atuam direta ou indiretamente nessa atividade. Representantes da sociedade civil de diferentes segmentos sociais, como organizações locais, associações comunitárias, instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGs), associações comerciais, entre outras.

Metodologia

Todo participante é um agente da construção do conhecimento, capaz de realizar leituras dos próprios cenários em que está imerso, estabelecer objetivos, traçar estratégias e definir procedimentos para alcançar os resultados pretendidos. A Oficina de Roteirização será trabalhada através da avaliação dos roteiros existentes visando a sua qualificação e a identificação de novos roteiros potenciais.

§ Apresentação de conteúdo teórico

§ Oficina participativa com a integração de todos os setores.

Conteúdo

A Oficina abordará conceitos e informações sobre a roteirização turística, que organiza e integra a oferta turística brasileira a partir dos princípios da participação, flexibilidade e sustentabilidade, mostrando-se como elemento-chave para permitir que os recursos resultantes do incremento da atividade turística de uma região possam promover a inclusão social e auxiliar na redução das desigualdades sociais e regionais, criando condições para que os objetivos propostos pelo Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil sejam alcançados.

Data - Local

Seminário

Dia: 04 a 07/05/2011

Horário: 08h30 às 12h

Dias Oficina:

Horário: das 08h30 às 18h

Dia: 07/05 - Visita técnica a um roteiro identificado.

Local: Centro de Convenções de Ilhéus

Inscrições

Confirmação: e-mailS

regionalizacao@bahiatursa.ba.gov.br

claudiana@ba.sebrae.com.br

camaraturismocostacacau8@hotmail.com

(71) 3117-3087 / 3148 / 3199

quarta-feira, 27 de abril de 2011

INAUGURADA A FÁBRICA DE CHOCOLATE FINO "ITACARÉ" EM ILHÉUS

Fotos CBT

Foi inaugurada nesta quarta-feira 27, a primeira fábrica de linha completa de produção do chocolate da Costa do Cacau, "Chocolate Itacaré". Localizada no Rio do Engenho, a fábrica está dentro da Fazenda Berg Frut, de propriedade da Sra. Diva Landenberger.
Estiveram presentes, o secretário de agricultura do Estado da Bahia Sr. Eduardo Salles, a Deputada Estadual Ângela Sousa, o vice prefeito de Ilhéus Mário Alexandre, também prestigiando o evento, o ex-prefeito Jabes Ribeiro, os diretores da Cooperbom Turismo Winston Meireles, Maria Morais e Elisabeth Custodio, funcionários, amigos e residentes locais.
O sócio da Berg Frut Sr. Ruben Landenberger, agradeceu a todos, lembrando a importância que a Fábrica tem para a economia local, empregando atualmente na zona rural 30 pessoas com perspectiva para 50.
O secretário Eduardo Salles, a deputada Ângela Sousa e o vice prefeito Mário Alexandre também pontuaram a relevância que o empreendedorismo da Família Landenberger traz para a região, mitigando o êxodo rural ao proporcionar a geração de emprego e renda aos residentes locais.
A Fazenda Berg Frut é produtora de coco, polpas de frutas e agora também do chocolate fino Itacaré.
Ilhéus está de parabéns por mais um empreendimento que certamente já é um sucesso na Costa do Cacau.

Contato: Cooperbom Turismo 73 3231 5563/8106 6068

Por Maria Morais

ESTAGIÁRIOS DO LEA DESENVOLVEM TRABALHO NA COOPERBOM TURISMO


A Cooperbom Turismo recebe os estágiários Margot Delamare - Université de La Rochelle (França) e Antônio Magalhães - Uesc, ambos são estudantes do curso LEA - Línguas Estrangeiras Aplicadas.
A estudante francesa Margot Delamare é a 4ª estagiária proveniente da Universidade de La Rochelle a estagiar na Cooperbom Turismo, segundo ela estar fazendo seu estágio na Cooperativa é uma excelente oportunidade para que possa desenvolver as habilidades que proporcionarão ganho de experiência para futura colocação em sua área de estudo, a proposta de estágio da Cooperbom Turismo motiva o estudante a desenvolver sua independência como profissional, na medida que contribui para seu crescimento e aprendizado no funcionamento do turismo cooperativo. Antônio Magalhães, 1º estagiário da Uesc, atribui seu ótimo desempenho no estágio à oportunidade que está tendo para aprender a desenvolver projetos, o funcionamento de uma empresa cooperativa e sua contribuição para a sociedade.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

TURISMO COOPERATIVO PROMOVENDO A COSTA DO CACAU NO EXTERIOR

O turismo na Costa do Cacau é uma importante fonte para a movimentação da economia. Insere-se neste contexto, o turismo de sol e mar, rural, de negócios, eventos e ecológico.
O turismo rural é um exemplo de que a Costa do Cacau é um destino que tem muito a oferecer ao turista por seu sítio histórico e arqueológico. São fazendas lindas, com um enorme potencial de atendimento ao turista e ainda desconhecidas por este público, que busca a calma e a tranqüilidade do campo para recarregar suas energias para enfrentar a vida estressante do cotidiano nas cidades.
A Cooperbom Turismo tem estabelecido importantes parcerias e divulgado o turismo da Costa do Cacau no Brasil e no exterior.
De 27 a 29 de junho de 2011, os diretores da Cooperativa estarão no Canadá participando de uma conferência internacional sobre destinos para o turismo responsável a convite dos organizadores do evento, onde será proferida uma palestra sobre a cooperativa e suas atividades na Costa do Cacau, a cooperativa é considerada por eles uma iniciativa inovadora. Nesta oportunidade, estarão divulgando o Destino Costa do Cacau e seus parceiros no hall dos expositores, representando o Estado da Bahia e o Brasil, por ser a única instituição brasileira convidada a participar deste evento.
O Canadá é um país onde 80% da população economicamente viável é associada a uma cooperativa e a Cooperbom Turismo despertou o interesse dos organizadores canadenses por estar fazendo a diferença dentro do sistema cooperativo no seguimento turismo. Trata-se da única cooperativa de turismo oficialmente regulamentada no Estado da Bahia.
É um momento para promover a cultura da cooperação no trade turístico regional pelo tão desejado desenvolvimento do turismo na Costa do Cacau.
Desta forma, aqueles que tiverem interesse em divulgar seu empreendimento neste evento, e ainda não se manifestaram, contatem a cooperativa com a maior brevidade possível.
Por Maria Morais
(Alianças Estratégicas & Projetos da Cooperbom Turismo -
Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável)

terça-feira, 5 de abril de 2011

EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA FAZER UM CRUZEIRO COM A COOPERBOM TURISMO!!


Ao utilizar os serviços da Cooperbom Turismo, torne-se um parceiro em nossos projetos sociais e estará contribuindo para a geração de emprego e renda à comunidade, atendendo ao 7º princípio do Cooperativismo – Interesse pela comunidadeAntecipe-se e faça o melhor cruzeiro de sua vida!
INFORMAÇÕES:  cooperbomturismo@hotmail.com

quinta-feira, 31 de março de 2011

TURISMO PEDAGÓGICO EM ILHÉUS - UMA AVENTURA TRANSFORMADORA


A ONU estabeleceu 2011 como o Ano Internacional das Florestas, o que proporciona a todos uma grande oportunidade de conscientizar as pessoas para os problemas que afetam as florestas do mundo inteiro e as comunidades que dependem delas.
Muitos projetos já apontam excelentes resultados com a promoção da sustentabilidade florestal. Estamos vivendo um momento muito importante neste processo de conscientização coletiva e o cooperativismo está presente através do turismo responsável e sustentável. A Cooperbom Turismo está promovendo o turismo pedagógico com o objetivo de fomentar nos jovens a consciência ecológica, fazendo-os sentirem-se parte da natureza.
Em parceria com a RPPN Mãe da Mata, proporcionamos aulas ao vivo visando um novo olhar sobre as práticas sustentáveis, levando às escolas de toda a região e do Brasil as nossas propostas para o turismo responsável. Nessas aulas, os alunos tem a oportunidade de conhecerem a a biodiversidade da Mata Atlântica e a história de Mem de Sá nas terras em que está localizada a RPPN, um importante sítio histórico e arqueológico na Costa do Cacau.
Acesse o site da RPPN para conhecer um pouco mais http://rppnmaedamata.blogspot.com

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TURISMO RESPONSÁVEL

Foto: gestaoambiental.blogspot.com

O ecoturismo tem sido a escolha de milhares de pessoas que procuram os ambientes naturais para suas férias ou passeios com amigos e família, aproveitando para praticarem atividades de lazer e esporte. Essa modalidade de turismo está influenciando pessoas que buscam alinhar turismo e natureza com o mínimo impacto ambiental no mundo inteiro.
O visitante pode e deve ajudar a evitar e ou minimizar os impactos que o turismo pode trazer a uma determinada localidade, basta seguir as recomendações apresentadas a seguir:
- Certifique-se de que você possui uma forma de acondicionar seu lixo em sacos plásticos para trazê-lo de volta. Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, deixando em casa as embalagens desnecessárias;
- O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, podendo levar dias e causar grandes danos ao ambiente. Portanto, em primeiro lugar, não se arrisque sem necessidade;
- Tenha certeza de que você dispõe do equipamento apropriado para cada situação. Grande parte dos acidentes e agressões à natureza são causados por improvisações, negligência e uso inadequado de equipamentos;
- Utilize as instalações sanitárias que existirem. Caso não haja instalações sanitárias (banheiros) na área, cave um buraco com quinze centímetros de profundidade a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água, trilhas ou locais de acampamento, em local onde não seja necessário remover a vegetação;
- Não construa qualquer tipo de estrutura, como bancos, mesas, pontes etc. Não quebre ou corte galhos de árvores, mesmo que estejam mortas ou tombadas, pois podem estar servindo de abrigo para aves ou outros animais;
- Resista à tentação de levar "lembranças" para casa. Deixe pedras, artefatos, flores, conchas etc. onde você os encontrou, para que outros também possam apreciá-los;
- Tire apenas fotografias, deixe apenas suas pegadas, e leve apenas suas memórias;
- Observe os animais à distância. A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque, mesmo por parte de pequenos animais. Além disso, animais silvestres podem transmitir doenças graves;
- Não alimente animais. Os animais podem acabar se acostumando com a comida que oferecemos e passar a invadir os acampamentos em busca de alimento, danificando barracas, mochilas e outros acampamentos;
- Não retire flores e plantas silvestres. Aprecie sua beleza no local, sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade a outros visitantes;
- Ande e acampe em silêncio, preservando a tranqüilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece. Deixe rádios e instrumentos sonoros em casa;
- Trate os moradores da área com cortesia e respeito. Mantenha as porteiras do modo que encontrou e não entre em casas e galpões sem pedir permissão;
- Seja educado e comporte-se como se estivesse visitando casa alheia. Aproveite para aprender algo sobre os hábitos e a cultura do local;
- Evite usar cores fortes que podem ser vistas a quilômetros e quebram a harmonia dos ambientes naturais. Use roupas e equipamentos de cores neutras, para evitar a poluição visual em locais muito freqüentados. Para chamar a atenção de uma equipe de socorro, tenha em sua mochila um plástico ou tecido de cor forte, em caso de emergência.
- Incentive e pratique a convivência positiva entre visitantes, condutores / guias, proprietários de áreas privadas e administradores de áreas protegidas e unidades de conservação, obedecendo aos regulamentos que se aplicam a cada local;
- Apóie as organizações de defesa do meio ambiente e prestigie seus programas, projetos e ações com contribuições, trabalho voluntário, ou associando-se a elas, quando for o caso.
A ética e a prática de mínimo impacto estão sendo adotadas em todo o planeta. Seguindo estes princípios de mínimo impacto e os divulgando, você estará ajudando a preservar os atrativos turísticos, sejam naturais ou não, mantendo-os sempre na melhor condição para você e para os demais visitantes.precisa ser tratada com cuidado e respeito, não é possível realizar trabalhos de limpeza e recuperação da mesma forma como acontece nas cidades. Portanto, a proteção e a conservação dos destinos visitados depende muito do seu comportamento.
Parte das alterações climáticas já são irreversíveis, mas ainda há tempo para uma reeducação ambiental. Pense nisto!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cooperativas respondem por 6% da riqueza produzida no país


As cooperativas brasileiras respondem por cerca de 6% do produto interno bruto do país, número comparável ao da indústria automobilística. Elas atuam em 13 ramos de atividade —oito em cada dez são do setor de agronegócio.
No ano passado, o segmento arrecadou mais de 4 bilhões de reais com exportações, segundo a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB). Para este ano, a estimativa é que as vendas ao exterior cresçam 10%. Por isso, as cooperativas vêm profissionalizando a gestão com pessoas com boa formação para a administração do negócio.


"As cooperativas precisam de líderes capacitados, que consigam posicioná-las de forma competitiva. Por isso, o setor tem buscado cada vez mais profissionais de mercado", diz Andrea Sayar, gerente de apoio ao desenvolvimento em gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Pela legislação, as cooperativas devem ter um conselho administrativo composto por cooperados eleitos em assembleia. Eles tomam as decisões finais, mas os cargos de gerências executivas estão sendo preenchidos com gente do mercado. Profissionais de agronomia, veterinária, zootecnia, áreas ligadas à atividade agropecuária e direito cooperativo são muito procurados. "Percebo que o mercado opta por pessoas com formação no cooperativismo, com alinhamento filosófico", diz. É premissa que o profissional tenha um comportamento colaborativo e que saiba que as decisões são amplamente discutidas entre todos os cooperados antes de chegar à decisão final.

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, mantém um curso de graduação em cooperativismo há 40 anos. Hoje, ele é coordenado pela professora uruguaia Nora Beatriz Presno Amodeo. "As oportunidades [de emprego] chegam à universidade para que a gente divulgue para os alunos. A demanda é maior do que a oferta de mão de obra", diz. O mineiro Márcio Gomes da Silva, de 30 anos, se formou em cooperativismo e fez mestrado em extensão rural, ambos pela UFV. Fez estágio e trabalha no Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata. Ele é o técnico responsável pela organização econômica e pelo acesso a mercados das cooperativas que assessora. "Não é difícil se colocar no mercado de trabalho. Há uma grande diversidade de áreas de atuação", diz. O recém-formado começa ganhando cerca de 2 300 reais.

O gerente de mercados da OCB, Evandro Ninaut, fez um levantamento, em 2009, no Ministério do Trabalho e no IBGE e constatou que, para uma mesma região, os salários pagos pelas cooperativas são maiores do que os pagos pelas empresas privadas para o mesmo cargo e função. O setor está contratando. A Coamo, cooperativa agropecuária, com sede em Campo Mourão, no Paraná, tem 5 100 funcionários e 23 000 cooperados.

Em média, recruta 80 profissionais por mês — só em julho foram 108 contratações. "Temos recrutado muitos engenheiros agrônomos, mas hoje há vagas bertas para desenhista, projetista de equipamentos industriais, mecânicos, eletricistas e, na área comercial, há duas vagas para traders", diz o gerente de recursos humanos, Jorge Carrozza. As perspectivas de carreira também são atraentes. O contador Alex Leal, de 35 anos, começou na Coamo como guarda-mirim aos 13 anos, passou a jovem aprendiz aos 15, formou-se em ciências contábeis aos 24, e a partir daí, foi de auxiliar de análise de crédito a analista de crédito até assumir o posto de chefe de departamento na CrediCoamo. "Quem se forma dentro da Coamo fica", diz Alex. Atualmente, 45 gestores da Coamo estão cursando o MBA in company, gestão em cooperativismo, pela Fundação Getulio Vargas.


Na Capal, cooperativa voltada à agroindústria em Araxá, Minas Gerais, são 80 funcionários e 1 250 cooperados. Todos os diretores executivos e gerentes são pós-graduados em cooperativismo e a empresa subsidia 50% da graduação e pós dos funcionários. A Coop, de Santo André, em São Paulo, conta com 1,5 milhão de cooperados e cerca de 4 000 funcionários. Em 2009, cresceu 13% e prevê crescer 17,2% em 2010. "Os cargos gerenciais são ocupados por gente formada na cooperativa", diz o gerente de comunicação, Edmilson Sena da Silva.

As cooperativas e associações devem servir como alternativa de trabalho e renda para pelo menos 3 milhões de pessoas neste ano.


Mesmo com a queda histórica do desemprego, empreendimentos da chamada economia solidária devem crescer em 2011 e ocupar cada vez mais trabalhadores interessados em participar da gestão de seus próprios negócios.
A previsão é de Fábio José Bechara Sanchez, secretário adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), ligada ao Ministério do Trabalho.

Segundo ele, dados preliminares de um levantamento que está sendo feito pela Senaes apontam um aumento de quase 100% na quantidade de pessoas ocupadas e também no número de iniciativas de economia solidária nos últimos quatro anos.
Na última pesquisa sobre o tema organizada pela Senaes, em 2007, existiam cerca de 22 mil organizações de trabalhadores coadministrando um negócio. Essas organizações ocupavam aproximadamente 1,6 milhão de pessoas, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Ceará e da Bahia.
Já em 2011, além dos 3 milhões trabalhadores envolvidos nesses empreendimentos, a quantidade de iniciativas deve chegar a 40 mil. “Parcialmente, já dá pra ver que a economia solidária continua crescendo quantitativamente e qualitativamente”, diz Sanchez.
Marcelo Khedi Gomes Rodrigues, secretário-geral da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), confirma o crescimento. Diz também que o aumento ocorre em todo país, distribuído por vários os setores da economia.
Só a Unisol Brasil, que assessora a criação de cooperativas, já tem 700 organizações associadas, nos 27 estados brasileiros e divididas em dez atividades: da agricultura familiar à reciclagem; da construção civil ao artesanato; da confecção à apicultura.
“A economia solidária está crescendo muito, principalmente em estados do Norte e Nordeste”, complementa Rodrigues. “Primeiro, ela apareceu como alternativa ao desemprego, mas já vemos pessoas aderindo a organizações por opção, por acreditar nas perspectivas.”
(da Abr)
Veículo: Diário do Grande ABC
Publicado em: 30/01/2011 - 11:06

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

S.O.S RIO DE JANEIRO - FAÇA SUA DOAÇÃO EM ILHÉUS

O SOS Rio está recebendo doações no Clube Social de Ilhéus até a próxima Segunda-Feira, pois sairá um caminhão na terça-feira para o Estado do Rio de Janeiro.

Solicitamos [Água mineral; Alimentos não-perecível; Roupas; Tênis, Sapatos, Chinelos, etc.]

(enviem os calçados amarrados um ao outro, pois pares perdidos na pilha de calçados perdem a serventia).

* Quem reside no Pontal e adjacências poderá entregar sua doação na sede da Cooperbom Turismo na Avenida Lomanto Junior 648 pela manhã e tarde até as 19hs.

Seja solidário, Faça sua Doação!

sábado, 8 de janeiro de 2011

COOPERBOM TURISMO CRIA CENTRAL DE RESERVAS E INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM ILHÉUS

*por Winston Meireles

Dentro de sua proposta de não somente reclamar das dificuldades mais partir para iniciativas necessárias à melhoria do tão criticado serviço turístico local, a Cooperbom Turismo já há algum tempo vem praticando ações para que saiamos desta inércia.

Agora, em mais uma de suas atividades proativas para este cenário, montou em sua própria sede uma central de reservas e informações turísticas.

Trata-se de apoiar aqueles visitantes que sem planejamento chegam ao município, muitas vezes - e são muitos – sem saber onde ficar e o que fazer para melhor aproveitar nossas atrações turísticas.

Utilizando-se de sua localização estratégica – logo após o primeiro sinal da Avenida Lomanto Júnior –, já que os visitantes têm que obrigatoriamente transitar por ali em visita às praia do sul, a CBT providenciou os cuidados necessários ao bom atendimento ao turista e colocou faixas indicativas na avenida, no intuito de alertar aos recém chegados sobre os serviços turísticos de seu interesse.

Mesmo tendo dificuldade de resposta, via internet, com a maioria dos hotéis e pousadas para que repasse suas tarifas da alta e da baixa estação, – mesmo pessoalmente há uma certa desconfiança e demora em atender ao pedido de informação, coisa típica do local pouco acostumado com qualquer tipo de organização nessa área - iniciou-se um trabalho de orientação turística.

Ainda que muitos empresários – a maioria desconfiados, como somos por aqui - ainda não percebam a utilidade dos serviços, trata-se, em verdade, de um enorme benefício à nossa comunidade e principalmente ao trade local.

Afinal, ao prestar o serviço de atendimento turístico ao nosso visitante, isso será útil:

Quanto ao turista:

1. Elimina sua aflição de chegar a um lugar desconhecido, sem o devido planejamento.

2. Ganha tempo e dinheiro que lhe seria necessário para perguntar às pessoas desconhecidas sobre o assunto ou ter que telefonar.

3. Ganha em segurança, qualidade e veracidade das informações.

4. Consegue com rapidez o local que mais poderá lhe ser útil e prazeroso.

5. Compatibiliza os preços com sua situação econômica.

Quanto ao trade turístico:

  1. Elimina o intermediário despreparado
  2. Faz o turista consciente do que lhe espera.
  3. Ordena os turistas facilitando-lhe o trabalho receptivo.
  4. Completa os aptºs ociosos de seu empreendimento.
  5. Segmenta a classe social dentro de seu adequado meio turístico.
  6. Capta o turista no local, impedindo que ele vá para outra região.
Quanto ao turismo regional:
  1. Elimina o intermediário despreparado que pode, até mesmo, denegrir a imagem de nosso turismo local.
  2. Dá idéia ao turista de organização e conforto.
  3. Colabora com bom marketing para a região.
  4. Faz crescer as chances da boa propaganda boca a boca.
  5. Aumenta as estimativas de que o turista queira ou possa voltar ao destino.

Vendo desta forma, nota-se claramente o quanto este tipo de serviço pode apoiar a melhoria dos diversos segmentos do turismo e todos nós ganharmos com isso.

As barreiras, muitas vezes, encontram-se no próprio empresário local. Muitos não colaboram com as informações necessárias, demorando em suas iniciativas. Mesmo sem perceber, por desconhecerem a importância deste trabalho e, por isso, não se abrirem aos benefícios da proposta.

O que é Importante mesmo, nessa hora, é que não se pode ficar limitado em só pensar nos benefícios pessoais – o que eu ganho nesse instante com isso? Muito comum em nosso local -, mas também e principalmente, nas vantagens indiretas, aquelas que são propostas à sociedade e ao nosso turismo regional a médio e longo tempo.

Difícil mesmo é fazer nossa sociedade local entender o que são benefícios indiretos e mais ainda o que são vantagens a médio e longo prazo, pois culturalmente – claro, não são todos – temos uma sociedade ainda individualista e imediatista, onde ainda nos encontramos bloqueados para o sentido da cooperação.

Mas um dia chegaremos lá, ou simplesmente veremos imperar a mesmice dos maus serviços e das reclamações que nos causam tantos impactos negativos.

* Winston Meireles - Diretor Presidente da Cooperbom Turismo é mestrando em Direção e Consultoria Turística pela Universidad Europea Miguel de Cervantes (Espanha), especialista em Direito Econômico e das Empresas (FGV) e Economia das Sociedades Cooperativas (UESC), Bacharel em Direito (UFRJ) e Ciências Contábeis (UNACAP), e Coronel da Reserva da Força Aérea Brasileira.

sábado, 18 de dezembro de 2010

ALUNOS DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM TURISMO RECEBEM CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO EM ILHÉUS

Concluintes exibindo orgulhosos seus certificados
Alunos concluintes recebendo seus certificados
em capacitação em turismo na Cooperbom

Concluíram neste dia 17 de dezembro, os cursos de capacitação em turismo: atrativos turísticos, bares e restaurantes e meios de hospedagens na modalidade DVD, jovens ilheenses interessados em capacitação para melhores oportunidades de trabalho.
Promovidos pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Universa, os cursos foram ministrados em Ilhéus com apoio dos parceiros Cooperbom Turismo e ATIL, eles vinham sendo aplicados somente nos 65 destinos indutores do turismo. Embora Ilhéus não esteja entre os indutores, por mais absurdo que isto possa parecer, visto que cidades como Maraú por exemplo, estão classificadas neste conceito, o portal foi liberado por solicitação da Cooperbom Turismo à organização parceira do Ministério do Turismo.
A entrega dos certificados ocorreu durante a reunião e festa de confraternização da Cooperbom Turismo na sede da cooperativa pelos diretores e cooperados.
Os alunos concluintes estavam satisfeitos com a qualidade dos cursos, com a tutoria do turismólogo que promoveu debates e discussões sobre o turismo local e regional, e se propuseram a dar andamento ao programa de capacitação em 2011. Alguns se emocionaram por estarem recebendo um certificado tão importante diante da necessidade de estarem capacitados para o mercado de trabalho.
Parabéns a todos os concluintes e à parceria Cooperbom Turismo/ATIL, uma rara iniciativa fora do poder público, pois embora os cursos tenham sido gratuitos, ambas as entidades dispuseram recursos para pagamento do tutor/turismólogo em sala de aula e material de apoio que enriqueceram o conteúdo programático em prol dos jovens da comunidade, ávidos por capacitação no turismo e melhoria da qualidade de vida.

CANADÁ SEDIARÁ A 5ª CONFERÊNCIA SOBRE DESTINOS PARA O TURISMO RESPONSÁVEL

O evento acontecerá em Alberta no período de 27 a 29 de junho de 2011 e está sendo organizado pelo Centro Internacional para o Turismo Responsável do Canadá - ICRT, organização que trabalha o turismo responsável nos destinos em todo o mundo, com o objetivo de através do turismo fazer "um lugar melhor para as pessoas viverem e visitarem". O ICRT trabalha com governos, operadoras e meios de hospedagens para realizar as aspirações do Movimento para o Turismo Responsável desde 1997.
A aspiração do ICRT é levantar as questões pertinentes sobre o turismo responsável e através do trabalho em grupo encontrar soluções, incentivar e capacitar pessoas que assumam fazer as alterações necessárias para tornar o turismo mais sustentável, estuda-se a sustentabilidade do turismo e defende-se as soluções com base em pesquisas e atividades acadêmicas, segundo o ICRT as evidências são claras e há o que se pensar.

Texto by Maria Morais

domingo, 14 de novembro de 2010

Seminário do Ramo Turismo e Lazer aconteceu neste dia 8, na sede da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras - em Brasília.

Cooperbom Turismo representou a Bahia no Ramo Turismo e Lazer pela OCEB.

Lena Brasil (Coordenação geral de monitoramento e avaliação - Secretaria Nacional de Políticas de Turismo - Ministério do Turismo) Valdir Neves (Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo - Ministério do Turismo) e Neio Oliveira (Diretor do Centro de Excelência no Turismo da UnB) dentre os palestrantes presentes.

Perspectivas e tendências do cenário do Turismo no Brasil estão em discussão no Ramo Turismo e Lazer do Cooperativismo Brasileiro.

Representantes estaduais e nacional do Ramo Turismo e Lazer estiveram reunidos na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF), durante todo o dia 8 para o Seminário "Perspectivas e Tendências do Turismo no Brasil".
O objetivo do encontro foi apresentar as políticas públicas para o turismo no Brasil, ações estratégicas para a realização da Copa do Mundo em 2014, tendências do turismo e lazer em suas diversidades socioeconômica e cultural, e otimizar a organização do ramo junto ao Sistema OCB.
Dentre os palestrantes, Lena Brasil (Coordenadora Geral de monitoramento e avaliação da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo),Valdir Neves (Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo - Ministério do Turismo) e Neio Oliveira ( Diretor do Centro de Excelência no Turismo da UnB).
A abertura aconteceu às 8h30 no auditório da OCB, local onde foi realizado o encontro.
Na opinião de Flávia Martins, da Gerência de Mercados da OCB, a reunião rendeu bons resultados. "Os palestrantes mostraram visões governamentais e acadêmicas; isso ajudou a direcionar a estrutura do Plano de Ação do Ramo Turismo para 2011", declarou.
Segundo Winston Meireles - Representante do Ramo Turismo e Lazer do Estado da Bahia e Diretor presidente da Cooperbom Turisamo, foi o primeiro passo para o desenvolvimento das estratégias que fortalecerão o Ramo Turismo e Lazer no Brasil a exemplo da Europa e Canadá. Uma reunião histórica para o Cooperativismo Brasileiro.
A Cooperbom Turismo também esteve representada por Maria Morais (Projetos e Alianças Estartégicas), que participou da primeira reunião para o desenvolvimento das ações estratégicas para o crescimento do Ramo Turismo e Lazer no Brasil.

A Costa do Cacau no Seminário de Sensibilização e Promoção da Produção Associada ao Turismo

e Eliecy Nascimento (Cooperbom e Aiart)

O Comitê gestor da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, com representantes dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Uruçuca, Canavieiras e a AGIIR do município de Ibirataia com três representantes e dentre eles a nossa famosa artista plástica Selma Calheiras do Cores da Terra, acompanhados pela gestora de projetos de turismo do Sebrae na Costa do Cacau, Claudiana Figueiredo, esteve presente no I SEMINÁRIO de SENSIBILIZAÇÃO e PROMOÇÃO da Produção Associada ao Turismo da Região Nordeste, no dia 10 de novembro no município de Mata de São João.

O evento é uma realização do SEBRAE e Ministério do Turismo e conta com a parceria o ITC – International rade Centre e acontecerá em todas as Regiões do País.

Na abertura do seminário, o Superintendente do SEBRAE Bahia Edival Passos Edival destacou a importância de entender a cultura como um bem imaterial que será fundamental na agregação de valor. Ele citou o sociólogo italiano, Domenico De Masi, que realizou palestra em Salvador no último dia 4, frisando o dever dos empreendedores baianos de não “americanizar” ou “europeizar” os costumes e valores locais. “Precisamos valorizar o que é nosso: o nosso artesanato, a nossa moda, a nossa culinária, a nossa bebida. Para isso, é preciso desenvolver produtos com esse valor agregado. É preciso arriscar e ser ousado, características intrínsecas ao espírito empreendedor” e ainda frisou que a oferta é que determina o mercado.

Edival Passos lembrou que o cacau baiano recebeu o prêmio de melhor cacau do mundo no Salão do Chocolate em Paris, citando o fazendeiro João Tavares.

Os representantes da Costa do Cacau, assinaram entregaram ao representante da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, José Carlos Oliveira, a CARTA DA COSTA DO CACAU, que foi lida por Maria do Socorro Mendonça do Ação Ilhéus e entregue pelo Vice Presidente do Câmara de Turismo da Costa do Cacau.

CARTA DA COSTA DO CACAU NO I SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO - MATA DE SÃO JOÃO-BA EM 09.11.2010.

O cacau é preservacionista. Eis uma questão que os produtores defendem com intensidade. E mais: o que resta da Mata Atlântica foi preservado graças à cultura do cacau.

No Salon du Chocolate 2010 em Paris, o Cacauicultor João Tavares duvidou do impossível e o possível tornou-se realidade! É dele o melhor cacau do mundo. Assim, entendemos que se temos o melhor cacau do mundo, também podemos ter o melhor chocolate do mundo.

O cacau foi historicamente o centro da economia do sul da Bahia e ainda hoje é o seu principal produto econômico. Ele responde por mais de 50% do PIB regional.

Hoje a produção do líquor, o líquido espesso que forma a massa bruta de cacau usada como insumo pelos fabricantes de chocolates finos, está concentrado em apenas três grandes empresas — Barry Callebaut, Cargill e ADM —, que compram e processam o fruto amarelo, exportando o líquor para as empresas baseadas principalmente na Europa, nos Estados Unidos, em São Paulo ou mesmo na Argentina.

Com políticas públicas de financiamento e formação de pessoal e negócios, que timidamente vão sendo postas em prática, o cacau pode sustentar a criação de um parque de pequenas e médias empresas, formando um complexo agroindustrial com base territorial e forte vinculação cultural, um importante valor simbólico adicionado ao produto. Em médio prazo, o cacau pode fazer com que o Sul da Bahia deixe de ser um produtor de commodities e se torne um centro de produção com uma miríade de pequenos e médios produtores descentralizados, espalhados por fazendas, sítios e empresas urbanas envolvidos não só na produção de base para chocolates, mas também no desenvolvimento de produtos finos, de alto custo e valor agregado, formando uma rede de negócios com alta interdependência e múltipla especialização, percorrendo toda a cadeia de produção do cacau, associado ao Turismo com foco na produção associada.

Pela primeira vez, a Bahia sediará - em 2011 - a versão brasileira do Salon du Chocolate, que acontece todos os anos em Paris, por iniciativa da Salão de Chocolates Eventos Internacionais. Nesse Fórum Internacional do Chocolate, devem participar os mais famosos chocolateiros da Europa.

Assim, nós representantes da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, presentes no I Seminário de Sensibilização e Promoção da Produção Associada ao Turismo, entendemos que é o eixo Ilhéus – Itabuna, que deverá sediar este grande evento e solicitamos o compromisso das Secretarias de Turismo, Agricultura e Cultura do Estado da Bahia, com apoio do SEBRAE, no sentido de sensibilizar o Governo do Estado para ser realidade o que hoje sonhamos e compensando essa Região e ainda premiando Agricultores como João Tavares (melhor cacau do mundo), Diego Badaró que planta cacau em meio à Mata Atlântica na fazenda Monte Alegre, em Itacaré, com impacto mínimo na floresta com o método de produção de cacau 100% orgânico e altamente diferenciado, Silvio Nora que dá exemplo de recuperação da lavoura cacaueira com práticas da CEPLAC, recebendo o prêmio de melhor cacauicultor do ano de 2010 e tantos outros Joãos, Silvios e Diegos que continuaram acreditando e estão fazendo a diferença, que sem dúvida entendemos ser heróis neste processo de recuperação da lavoura cacaueira, mantendo vida a nossa Cultura.

Ronaldo Santana

Vice Presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau


Texto e foto: Maria do Socorro Mendonça

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

COOPERBOM TURISMO é convidada a participar de importante seminário sobre o turismo em Brasília

Estarão reunidos nesta segunda-feira dia 08 em Brasília, representantes do Ramo Turismo e Lazer para debater as Perspectivas e Tendências do Turismo no Brasil.
O evento será promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras. Serão apresentadas as Políticas Públicas para o turismo no Brasil, as ações estratégicas para a realização da Copa do Mundo em 2014, as tendências do turismo e lazer em suas diversidades sócio-econômico-cultural e melhorar a organização do Ramo junto ao Sistema OCB.
Cerca de 20 pessoas deverão participar do encontro, que terá palestras de representantes do Ministério do Turismo, da Universidade de Brasília, do próprio ramo Turismo e da OCB.

Apresentação:
Data: 08 de novembro de 2010
Hora: a partir das 8h30
Local: sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) / sala de treinamento Ramon Gamoeda Belisário
Objetivo: apresentar políticas públicas para o turismo no Brasil, ações estratégicas para a realização da Copa do Mundo em 2014, tendências do turismo e lazer em suas diversidades socioeconômica e cultural, e otimizar a organização do ramo junto ao Sistema OCB
Público: representantes nacional e estaduais do ramo, cooperativas e técnicos
Realização: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) / Gerência de Mercados

Programação:
08h30 - Abertura
9h - Palestra: Políticas Públicas para o Turismo no Brasil
Lena Brasil - Coordenação geral de monitoramento e avaliação - Secretaria Nacional de Políticas de Turismo - Ministério do Turismo
9h50 - Palestra: Ações Governamentais para a Copa 2014
Valdir Neves - Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo - Ministério do Turismo
10h30 - Palestra: Funcionamento do Ramo Organizado
Evandro Scheid Ninaut - gerente de Mercados da OCB
11h20 - Palestra: Tipologia de Cooperativas do Ramo Turismo e Lazer
Remy Gorga Neto - representante Nacional do Ramo Turismo e Lazer da OCB
12h - Brunch
14h - Palestra: Perspectivas do Turismo no Brasil
Neio Oliveira - diretor do CET da UnB
15h - Projeto: Intercâmbio Internacional de Cooperativismo
Remy Gorga Neto - representante Nacional do Ramo Turismo e Lazer da OCB
16h20 - Plano de ação 2011
Remy Gorga Neto - representante Nacional do Ramo Turismo e Lazer da OCB
17h30 - Encerramento
Fonte: OCB