TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DO COOPERATIVISMO EM BRASÍLIA ACONTECEU COM GRANDE PARTICIPAÇÃO DAS COOPERATIVAS

A Cooperbom Turismo - Cooperativa de Turismo, Cultura e Lazer, com sede em Ilhéus e que já conta com cooperados em 07 estados do Brasil, participou do evento mais importante do cooperativismo brasileiro.

Delfim Netto e Roberto Rodrigues
( Ex-ministros em palestra na abertura do evento)
Prof. Mário Cortella (em palestra de encerramento)
Clique para ampliar
Deputado Federal Odacir Zonta (foto 1), Ex-ministro e Ex-persidente da ACI, Roberto Rodrigues (foto 2), José Alberto Batista, superintendente do Sescoop/Ba (foto 3), Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB (foto 4), Paulo e Orlando Colavolpe (foto 5), Maria Morais e Winston Meireles (Cooperbom Turismo).
Clique para ampliar
Prof. Odelso Schineider, Profª. Ediane Muller, Tânia Zanella,
Manoel (OCE - RN), dentre os congressistas presentes.
Clique para ampliar
Ramón Imperial, ACI-Américas (foto 1), Celso Luiz Claro - Presidente Green Cross Brasil (foto 2), Vera Lúcia Daller, Denacoop/MAPA , Sandra Cohin, Sescoop/Ba (foto 3), Cergio Teccio, (presidente Oceb), Fernando Wilton (Coopec), Maria Morais e Winston Meireles, Cooperbom Turismo (foto 4)
Clique para ampliar
Congressistas entusiasmados com o destino Costa do Cacau
(Ilhéus) e os parceiros da Cooperbom Turismo neste evento.
Clique para ampliar

Nestes dias 09 a 11 de setembro, o XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo, reuniu 800 delegados das cooperativas brasileiras em Brasília e foi transmitido em som e imagem pelo portal www.brasilcooperativo.coop.br
Foram três dias de intenso trabalho. Já na sexta-feira 09, o economista, político e ex-ministro da Fazenda e da Agricultura, Delfim Netto fez uma palestra sobre o cenário econômico e político do Brasil. Ainda no mesmo dia pela manhã, o presidente da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, participou do painel " O Sistema OCB e o desafio da inovação", sob a coordenação do ex-ministro da agricultura, ex-presidente da OCB e da Aliança Cooperativa Internacional - ACI, Roberto Rodrigues. O Deputado Federal Odacir Zonta, presidente da Frencoop - Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional - fez importantes pontuações sobre o movimento cooperativo brasileiro.

O XIII Congresso foi uma iniciativa da OCB e adotou como tema central "Cooperativismo é sustentabilidade: o desafio da inovação". Na sexta à tarde, foram desenvolvidos grupos de trabalhos nas Comissões Temáticas, onde os participantes puderam definir as prioridades que foram votadas em plenária no dia 11. As proposições aprovadas serão transformadas em diretrizes de trabalho para compor a agenda do Sistema OCB até 2013.

A principal proposta do Congresso foi a de garantir o crescimento sustentável do cooperativismo, possibilitando ao Sistema OCB o desafio da inovação através da participação efetiva de todos os associados das cooperativas e das OCEs.

Foram abordados quatro focos: Diretrizes e horizontes da relação política e institucional do sistema cooperativista; A sustentabilidade do Sistema OCB e da representação política do cooperativismo; O futuro e os novos modelos de gestão das organizações cooperativistas e Competitividade das cooperativas.

Abriu-se espaço para os pronunciamentos dos coordenadores dos programas de governo dos candidatos à presidência, Alessandro Teixeira por Dilma Roussef e Chico Graziano por José Serra.

No sábado, com o tema "Mudança & Transformação", Mario Sérgio Cortella, professor-titular do Programa de Pós-Graduação na PUC-SP, professor-convidado da Fundação Dom Cabral e do CVPEC/FGV, encerrou o ciclo de palestras no evento.

O evento foi muito bem organizado e contou ainda com a presença de Ramón Imperial, presidente da ACI - Américas com sede na Costa Rica, que esteve em Brasília participando da 39ª Reunião do Conselho de Administração Regional da ACI-Américas ocorrida nos dias 08 e 09, onde foram debatidos dentre outros assuntos os temas relacionados à Conferência Regional e Assembléia, que acontecerão na Argentina no próximo mês de novembro, na oportunidade foram planejadas as ações para o ano de 2012, definido pela ONU - Organização das Nações Unidas - como o Ano Internacional das Cooperativas. A ACI-Américas é o órgão que defende os interesses das cooperativas nas Américas promovendo o desenvolvimento e a integração.

Registrou-se também a presença do cooperativista e ambientalista Celso Luiz Claro, presidente da Green Cross Brasil e Vera Lúcia Daller, representante do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural - Denacoop/MAPA e coordenadora do Programa Coopergênero.

A delegação baiana foi composta por Cergio Teccio (presidente da OCEB), José Alberto Batista (superintendente do Sescoop-Ba), os conselheiros dos 13 ramos do Sistema OCB na Bahia e os observadores.

Todos os participantes do XIII Congresso foram honrados com uma medalha especialmente desenhada para a ocasião em homenagem ao grande líder do cooperativismo brasileiro, Roberto Rodrigues.

A Cooperbom Turismo esteve representada por seu diretor presidente Winston Meireles - que também é conselheiro para o ramo turismo e lazer na OCEB - e sua diretora de Alianças Estratégicas e Projetos, Maria Morais que aproveitaram o momento para divulgar entre os congressistas o destino Ilhéus - Costa do Cacau apoiados pelo Sebrae e Atil - Associação de Turismo de Ilhéus. Ambos retornaram muito confiantes do processo que gere o Sistema Cooperativo Brasileiro.


Fonte: OCB
Fotos: MM/WM

Nenhum comentário: