TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

domingo, 10 de outubro de 2010

REPRESENTANTE DA DGRV FAZ VISITA OFICIAL À COOPERBOM TURISMO


Matthias Knoch em visita à sede da Cooperbom Turismo
Winston Meireles, Matthias Knoch e Maria Morais (foto 1)
Tomas Klein, Elisabeth Custodio, Matthias Knoch e Winston Meireles (foto 2)

O representante da Confederação das Cooperativas de Crédito da Alemanha, Matthias Knoch, esteve em Ilhéus nos dias 28/09 a 01/10 em visita oficial à Cooperbom Turismo. Ele foi recebido pelos Diretores Winston Meireles (presidente), Elisabeth Custodio (financeiro), por Maria Morais (Alianças Estratégicas e Projetos) e Toma Klein.

A DGRV - Confederação Alemã das Cooperativas é a organização cúpula, de terceiro grau do setor cooperativo da Alemanha e constitui-se como uma instituição sem fins lucrativos que participa em atividade de desenvolvimento do cooperativismo a nível mundial.

As medidas da DGRV têm como intuito contribuir para o melhoramento do desempenho das cooperativas; desta maneira também colaborar para a estabilidade geral dos sistemas financeiros nacionais na América Latina e dar acesso à população de forma equilibrada e justa aos serviços financeiros. A maior parte do financiamento provém do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

O Projeto Regional da DGRV para a América Latina e o Caribe teve seu início no ano de 1992. Conta com um escritório próprio desde 1997, primeiramente com sede em San José (Costa Rica) e atualmente em São Paulo e Salvador (Brasil), Quito (Equador) e Assunção (Paraguai).

O principal objetivo deste projeto é fomentar o cooperativismo de crédito, já que as cooperativas oferecem serviços financeiros (de poupança e crédito, inclusive microcrédito, remessas, pagamentos, etc.) aos setores da população e das regiões que não estão sendo atendidas pela rede bancária tradicional.

O fomento do setor se dá por meio de seminários, cursos nacionais e internacionais, assessorias, edição de artigos e realização de estudos especializados sobre temas de interesse. Os estudos são elaborados de forma comparativa numa mostra de 18 países .

O apoio e o assessoramento às cooperativas ocorrem principalmente através das Federações e outros tipos de instituições centrais por meio de seminários conjuntos, assistência e cursos, que tem como principal finalidade fortalecer as cooperativas quanto à supervisão por parte das Superintendências.

Para realizar seus trabalhos o projeto conta com a colaboração de diferentes instituições. Um bom exemplo é a parceria com o Centro de Estudos Monetários Latino-Americanos (CEMLA), com sede no México, na realização conjunta de estudos como: Regulamentação e Supervisão de Cooperativas de Crédito, Inclusão das CC nos Sistemas de Pagamentos na América Latina, Remessas às CC e Microcrédito.

Além disso, se trabalha no desenvolvimento de diferentes tipos de manuais, guias (Fusões entre Cooperativas de Crédito, Comitês de Fiscalização, Prevenção a Lavagem de Dinheiro, Conselhos de Administração, Normas Internacionais de Informação Financeira, etc.) e Códigos de Boa Governança.

Os diretores da Cooperbom Turismo levaram o Sr. Matthias Knoch à Fazenda Berg Frut de propriedade da também cooperada Diva Landenberger - localizada no Rio do Engenho e onde foi inaugurada recentemente uma fábrica de polpas de frutas e chocolate - a qual os recebeu com um almoço típico, levando a todos depois para uma incursão pela sua encantadora propriedade.

O Sr. Matthias teve sua hospedagem em Ilhéus na Pousada Praia Bela de propriedade de Ricardo Miyazato (recém empossado Presidente da ATIL).

A Cooperbom Turismo agradece a visita da DGRV, representada por seu Coordenador, Sr.Matthias Knoch, estimando que suas orientações tragam, com certeza, um melhor e competente rumo para nosso sucesso, esperando que continuemos a manter uma estreita parceria de estímulo ao cooperativismo, seja ele de crédito ou de turismo, pois ao criarmos esta sinergia, estaremos trazendo grandes benefícios à nossa região, criando emprego e renda, diminuindo assim, as diferenças sociais.

Nenhum comentário: