terça-feira, 17 de abril de 2018

ILHÉUS SEDIARÁ FESTIVAL INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA E ARTES

Organizado por jovens, para jovens, o evento gratuito é realizado por um consórcio internacional com participação do Brasil, Itália, Cabo Verde e Grécia.
Um evento voltado à atuação da juventude nos segmentos do turismo de base comunitária e o empreendedorismo social. Esta é a proposta da etapa brasileira do Projeto Internacional SFEST-Festival Internacional de Gastronomia, Sabores e Artes. Com oficinas temáticas de artesanato, dança, música, ecobijuterias e aulas-show de gastronomia, a parte inicial da programação será realizada de 2 a 5 de maio, de 8h30 às 17h, na Escola do Chocolate Nelson Schaun (CEEP), no Malhado, em Ilhéus. No domingo (06), de 8h30 às 22h, o encerramento terá atividades esportivas, Feira de Artes e Artesanato, apresentações de dança, teatro, música e comidas típicas no Festival de Gastronomia na Avenida Litorânea Norte, ao lado da escola.
Jovens voluntários da Itália, Cabo Verde, Grécia e Brasil realizarão as diversas atividades do festival. O projeto S-FEST tem o objetivo de promover a cooperação entre Europa, África e a América Latina para potencializar a participação dos jovens através do empreendedorismo social e a empregabilidade na área do turismo de base comunitária gerando desenvolvimento econômico local.
O consórcio de países inclui ONGs, empresas sociais, universidades e fundações e é representado no Brasil pela Cooperbom Turismo - Cooperativa de Turismo e Promoção Social, sediada em Ilhéus. Nos últimos sete anos, a cooperativa tem sido a parceira brasileira de organizações europeias, latino americanas, asiáticas e africanas, em projetos voltados aos jovens, em sistema de intercâmbio, utilizando ferramentas da educação não-formal para a capacitação em empreendedorismo social em todas as áreas da economia.
Os festivais de rua locais, como o que acontecerá em Ilhéus, são preparados pelos jovens participantes em cada país parceiro. Espera-se que 100 jovens de todos os países do consórcio sejam envolvidos nas atividades do projeto, tanto através da participação nos eventos de formação transnacionais como através da sua participação no curso e-Learning desenvolvido. Em cada país, estão sendo integrados grupos de 15 jovens para implementar as atividades locais do programa.
"O SFST é organizado por jovens, para jovens, junto com a comunidade, para o desenvolvimento das economias locais e a geração de emprego e renda. Os jovens voluntários, inclusive, ao retornar aos seus países de origem, têm o compromisso de disseminar o que foi aprendido em suas viagens pelo mundo, como já vivenciaram nossos voluntários brasileiros”, explica a Coordenadora Nacional de Projetos da Cooperbom Turismo, Maria Morais, que dirige a cooperativa ao lado do Presidente Winston Meireles.
Inscrições
A participação nas oficinas e no festival de rua é gratuita. As inscrições devem ser feitas, antecipadamente, pelo email cooperbomturismo@hotmail.com ou pelos telefones 73 9 8833 1064 e 73 9 9156 0474. Também é necessária a confirmação no local e dia das oficinas.
Em cada oficina há cerca de 20 vagas para participantes com idade acima de 16 ou 18 anos, a depender do tema. No sábado (05), crianças de 10 a 15 anos poderão participar da Oficina de Gastronomia com a presença de jovens cozinheiros de outros países. Na feira de domingo (06), os stands não serão só para quem é jovem, mas para quem tem um negócio dentro do tema e deseja expor. É uma forma de criar interação entre os participantes, visitantes e comunidade.
Para conhecer mais sobre a Cooperbom Turismo você pode navegar nos endereços: www.cooperbomturismo.com.brwww.cooperbomturismo.blogspot.com, Facebook: Cooperbom Turismo Ilhéus  e Instagram: @cooperbomturismo.

Nenhum comentário: