TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

COOPERBOM TURISMO PARTICIPA DE MAIS 2 PROJETOS CO-FINANCIADOS PELA UNIÃO EUROPEIA NO TEMA EMPREENDEDORISMO, CULTURA E TURISMO COMUNITÁRIO

A COOPERBOM TURISMO - Cooperativa de Turismo e Promoção Social, sediada em Ilhéus desde 2007, teve mais dois novos projetos co-financiados pela União Europeia através do Programa Erasmus+  aprovados: AESOP e CTAFOYE.


O primeiro projeto, coordenado pelo Teatro Aeroploio - Topos Allou da Grécia e será realizado pela COOPERBOM TURISMO em Ilhéus, o projeto AESOP  é um projeto de capacitação para jovens que visa desenvolver as competências para utilizar técnicas de contação de histórias e valores da comunidade relacionados à tradição oral, a fim de promover o desenvolvimento local.
O projeto foi incluso no âmbito do Ano Europeu do Patrimônio Cultural de 2018, reconhece o patrimônio cultural imaterial (e, em especial, a tradição oral) como uma fonte potencial de desenvolvimento muito significativa, geralmente subutilizada e subestimada. Neste contexto, o projeto incidirá em questões como contação de histórias, empreendedorismo, técnicas teatrais, empreendedorismo social, turismo comunitário, gestão cultural, marketing de projetos relacionados com o patrimônio cultural, etc.
O projeto vai organizar três seminários de capacitação, dirigidos a jovens facilitadores, um guia para os jovens, pesquisas para a identificação dos atrativos relevantes do patrimônio cultural e uma plataforma na qual cada jovem participante das atividades publicará suas atividades.
O projeto será implementado por 5 organizações parceiras de 4 países e 3 continentes (Brasil, Espanha, Grécia e Vietnam) que representam organizações sociais, organizações teatrais e culturais que promovem capacitação para jovens no campo do empreendedorismo cultural.
Todas as atividades são baseadas em uma variedade de metodologias educacionais não formais, incluindo seminários, visitas de estudo, debates, bem como um curso de certificação em relatórios comunitários.
As performances locais também serão organizadas em cada país em cooperação, onde a atividade de contar histórias será organizada no final do projeto no Brasil, em Ilhéus. O projeto vai desenvolver uma série de recursos educacionais abertos para os jovens facilitadores, multiplicadores sociais.
No final do projeto, espera-se que os jovens participantes desenvolvam significativamente suas habilidades em relação ao uso do patrimônio cultural imaterial como fonte de desenvolvimento local e inclusão social para as pessoas marginalizadas.
Para fazer a primeira capacitação para facilitadores do projeto que ocorrerá em Atenas, na Grécia de 11 a 16 de fevereiro próximo, a Cooperbom Turismo selecionou 3 (três) participantes de Ilhéus, Marissa Alencar, estudante do último período do curso de Guia de Turismo, que estará em atividade de estágio curricular e representando sua escola, CEEP Escola do Chocolate Nelson Shaun, localizada no Bairro do Malhado, Iara Colina, atriz, diretora teatral, facilitadora e servidora do IF Baiano, e Karoline Vital, atriz de teatro e integrante do Grupo de Palhaçaria Feminina "As Madalenas", ambas também integrantes do Teatro Popular de Ilhéus.
Ao retornar da Grécia, o grupo organizará uma agenda de oficinas e treinamentos para as atividades do projeto a serem desenvolvidas durante todo o ano de 2019 em Ilhéus e região, com inscrições abertas ao público interessado.

O segundo projeto, CTAFOYE – Cultural Tourism as a Form of Youth Entrepreneurship, sigla em inglês para “Turismo cultural como forma de empreendedorismo juvenil”, é um projeto que será coordenado pela Polônia, em um consórcio de 6 organizações de 5 países, Argentina, Brasil, Espanha, Peru e Polônia, cujo objetivo  principal é promover a educação em empreendedorismo jovem no campo do empreendimento cultural-turístico, incluindo a ideia de Responsabilidade Social Empresarial Ambiental nos negócios, através de uma formação de qualidade que melhore o desenvolvimento profissional dos jovens e, portanto, transfira para jovens multiplicadores sociais, metodologias de formação inovadoras, melhorar a orientação e mentoria e formação profissional para os jovens na União Europeia e na América Latina.

As atividades serão desenvolvidas com uma abordagem holística para a formação em empreendedorismo para jovens, no que diz respeito à criação de empreendimentos turístico-culturais voltados ao público jovem, incluindo uma análise das principais barreiras e oportunidades para a inclusão social dos jovens mais vulneráveis ​​na Europa e na América Latina, principalmente nos países parceiros no projeto, dentre as diversas atividades a serem desenvolvidas, está a criação de uma plataforma on-line com cursos a distância para capacitação nos temas do projeto.

COOPERBOM TURISMO, estará recebendo em Ilhéus de 5 a 8 de fevereiro próximo, representantes dos 5 países do grupo gestor do consórcio para a organização da agenda do projeto para o período de 2019-2020 que ocorrerá simultaneamente em todos os países.

STAKEHOLDERS (Apoiadores e parceiros locais e regionais), escolas, empresas, hotéis, mídias, universidades, faculdades, secretarias de cultura e turismo,  estão convidados a participar dos projetos apoiando na realização, disseminação e divulgação das atividades em Ilhéus e região. A participação desses apoiadores é essencial para o sucesso dos projetos e traz visibilidade por suas competências e como responsáveis sociais.
Empresas e organizações interessadas, contatar a  coordenadora nacional dos projetos no Brasil, Maria Morais via e-Mail: cooperbomturismo@hotmail.com

Nenhum comentário: