TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

COOPERBOM TURISMO E PROJETO CUSPYDAL - CURSO DE FORMAÇÃO EM LIDERANÇA JUVENIL NA ITÁLIA

A Cooperbom Turismo, atuando desde 2007 em Ilhéus, selecionou 3 (três) participantes locais para o Projeto Cuspydal - “Customized Support to Youth Development of Active Leadership” no âmbito de Capacity Building Youth co-financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia. 
As selecionadas foram:  1.Tatiana Correia Pereira Nascimento (Professora do Eixo Turismo do Ceep do Chocolate Nelson Schaun e aluna do Curso de Inglês do Projeto Life Long English Course, projeto da Cooperbom Turismo em parceria com o LCA e APPI). 2. Uendi Morais Barreto (Estudante de Arquitetura e atuante no voluntariado local) e 3. Alanna Oliveira Magalhães (Arquiteta e atuante do voluntariado na região de Fortaleza - CE).
O Projeto CUSPYDAL é uma cooperação entre a Europa (Eslováquia e Itália, Macedônia do Norte) e a América Latina (Brasil, Costa Rica e Uruguai), promovendo a capacitação e inclusão social de jovens com poucos recursos nas duas regiões. 
A COOPERBOM TURISMO é a organização Brasileira parceira do Consórcio representando o Brasil. 
O principal alvo do projeto:  os jovens desfavorecidos (NEETs, jovens de áreas rurais pobres) na Europa e na América Latina. 
Principal Objetivo: jovens das duas regiões trabalhadores em organizações parceiras e jovens desfavorecidos dos países parceiros. 
Pesquisa: A exclusão de jovens da educação é substancial na região da América Latina, segundo o Banco Mundial, que em um Relatório específico (2016) destacou o desafio da exclusão educacional na América Latina, identificando sua conexão com desafios de longo alcance como baixa qualidade da educação, desigualdade econômica, baixa qualidade de oportunidades educacionais e desafios de subgrupos específicos na sociedade. O Relatório também confirmou a correlação entre desistências educacionais e alto desemprego juvenil. 
O Eurostat quantificou em mais de 122 milhões de pessoas (24% da população da UE 28) o número de pessoas em risco de pobreza e exclusão social em 2014. As taxas elevadas de desemprego juvenil são também um desafio crucial, com 18,7% dos jovens 15-24 excluídos do mercado de trabalho. A exclusão da educação representou 10,7% da população da UE entre 18 e 24 anos em 2016. 
No Brasil a taxa de desemprego entre os brasileiros com idade de 18 a 24 anos ficou em 27,3% no primeiro trimestre (2019), conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados em 16/05/2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
Atividades do Projeto: 
-  Pesquisa sobre as melhores práticas de ONGs (Organizações Não Governamentais) na Europa e América Latina relacionadas ao desenvolvimento de liderança para engajamento ativo e inclusão social de jovens desfavorecidos, processados ​​em um Curso de Formação, promovendo as competências dos participantes na melhoria das qualificações e desenvolvimento do potencial de liderança dos jovens desfavorecidos.
- YE – Youth Exchange (Intercâmbio Juvenil) para os jovens desfavorecidos com o objetivo de transmitir habilidades transversais para a realização pessoal (flexibilidade, cooperação, senso de iniciativa e empreendedorismo, pensamento orientado por objetivos) e promover o potencial de liderança para um maior envolvimento em suas próprias comunidades. Os participantes produzirão um plano de atividades para uma iniciativa social voltada para o enfrentamento de questões enraizadas em suas próprias comunidades.
- Conferências de Stakeholders nos países parceiros, convidando as partes interessadas nacionais para conhecerem os resultados do projeto, bem como os planos de atividades desenvolvidas pelos participantes do YE (Intercâmbio). As melhores ideias serão apoiadas por meio de orientação e mentoria, promoção e ativação de mecanismos de financiamento coletivo. As conferências serão replicadas como uma estrutura regular de coordenação entre as partes interessadas e potenciais líderes de jovens.
- Plataforma Web que armazenará os módulos de e-learning para empreendedores e jovens aspirantes ao empreendedorismo. 
Dentre as atividades programadas estão: 1. Curso de Formação Internacional em Liderança Juvenil  (Learning to Empower) realizado de 24 a 31 de julho na Sardenha (Itália) do qual as selecionadas Tatiana Nascimento, Uendi Barreto e Alanna Magalhães participaram; oficinas e workshops locais e o Intercâmbio internacional a ser realizado na Costa Rica em dezembro. 


    Créditos: Projeto Cuspydal - Cooperbom Turismo 

Para a Coordenadora Nacional do Projeto, Maria Morais, o curso de formação internacional em Liderança Juvenil (Learning to Empower) oportunizou às participantes o acesso às ferramentas da educação não-formal que serão utilizadas para a formação de jovens líderes em suas comunidades onde as devolutivas do projeto serão oferecidas no mês de agosto. A semana de atividades foi intensa e ofereceu aos 24 participantes dos 6 países um momento único para criar network, aprender novas técnicas de liderança e desenvolver capacidades e habilidades além de melhorar o inglês, língua utilizada para as atividades do projeto. 
Para as participantes Tatiana Nascimento, Uendi Barreto e Alanna Magalhães, foi extremamente gratificante estarem participando do curso e das atividades relativas ao projeto durante os 8 dias de formação na Itália, o que permitiu a elas acesso a informações relevantes no processo de aprendizagem sobre liderança juvenil, no desenvolvimento das atividades para aplicação no intercâmbio e no uso das ferramentas da educação não formal, além da interação e network.
O Projeto lançará em breve uma plataforma e-learning para acesso às ferramentas desenvolvidas durante o curso de formação e as quais serão aplicadas durante o intercâmbio que ocorrerá na Costa rica no mês de dezembro próximo. 
Stakeholders interessados em apoiar as atividades do projeto a nível local, contate a Cooperbom Turismo por email: cooperbomturismo@hotmail.com
                         
Tags:#erasmusplus #cuspydalproject #mobilitycuspydal #capacitybuildingptojects #cooperbomturismoilheus #cooperbomturismo

Nenhum comentário: