TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

ILHÉUS E COOPERBOM TURISMO RECEBEM PARCEIROS POLONESES DO PROJETO EUROPEU SDGIYE SOBRE OS 17 ODSs E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS PARA VISITA À INSTITUIÇÕES LOCAIS COM BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE INCLUINDO O SEBRAE

A Cooperativa de Turismo e Promoção Social - Cooperbom Turismo, instituição que desde 2007 vem desenvolvendo diversas ações no tema turismo sustentável através de capacitação para jovens, mulheres e pequenos empreendedores, recebeu no Brasil para visitas técnicas em Ilhéus e Itabuna a instituições que desenvolvem boas práticas de sustentabilidade, os parceiros poloneses do Projeto SDGIYE - Sustainable Development Goals - Inspiration for Youth Entrepreneurship, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Erasmus Plus, nos tópicos 17 ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Negócios Sustentáveis.

Na agenda, os poloneses Wojtek Milosz e Alicja Ochnik, juntamente com a Gerente de Projetos e Coordenadora de Projetos Internacionais da instituição, Maria Morais, que coordena o projeto no Brasil, visitas técnicas em Itabuna e Ilhéus, onde conheceram ações de sustentabilidade implementadas pelas instituições locais.

Em visita ao SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, unidade Ilhéus, no último de 5 do corrente mês, foram recebidos pela Gestora Regional, Claudiana Figueiredo, que explicou sobre o propósito, funcionamento, atividades e as ações da instituição para a promoção dos negócios sustentáveis nos 51 municípios do Estado da Bahia onde a unidade tem abrangência.

O SEBRAE é uma entidade privada brasileira de serviço social, sem fins lucrativos, criada em 5 de julho de 1972, que integra o Sistema S, um conjunto de nove instituições de apoio aos profissionais, cujo objetivo é a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no Brasil. 

Nas últimas décadas, a sustentabilidade tornou-se uma preocupação global e um diferencial competitivo para empresas que empregam seus conceitos na linha de produção, onegócios sustentáveis levam em conta, na tomada de decisão, os aspectos econômicos, sociais e ambientais para a geração de produtos e serviços, e consolidação de marcas no mercado, isto significa que diariamente são avaliadas as medidas seguindo o tripé da sustentabilidade. 

Desta forma, o Sebrae exerce um importante papel no desenvolvimento do empreendedorismo sustentável, pois tem o propósito de apoiar aos gestores na promoção da sustentabilidade junto aos pequenos negócios. Assim, as micro e pequenas empresas podem inserir práticas sustentáveis em sua rotina reduzindo custos, com maior competitividade, onde seus projetos buscam consolidar modelos de desenvolvimento nacional com base na facilitação do acesso a insumos produtivos, entre os quais conhecimento, crédito, tecnologia e capacitação, em favor de micro e pequenos negócios e empreendimentos emergentes.

O Projeto teve sua primeira atividade no Brasil realizada em Ilhéus em 22 de setembro de 2021 no auditório do SEBRAE, no Edifício Premier Business Center, com um workshop sobre os 17 ODSs e Negócios Sustentáveis onde Claudiana Figueiredo contribuiu enormemente representando o SEBRAE Ilhéus, na qualidade de palestrante sobre a Importância da Sustentabilidade nos Negócios.

A visita à instituição foi muito produtiva, o SEBRAE Ilhéus tem sido um grande parceiro da Cooperbom Turismo no desenvolvimento de diversas atividades em projetos internacionais e locais. O grupo de visitantes teve uma excelente recepção por parte da gestora regional, que gentilmente respondeu às perguntas dos gestores do projeto internacional, o qual envolve 5 países no consórcio, sendo Brasil, Argentina e Uruguai na América Latina, Polônia e Itália na Europa, 5 organizações parceiras e mais de 200 participantes durante os dois anos de atividades, onde foram oferecidos treinamentos, visitas técnicas, intercâmbios, curso na plataforma online em 5 idiomas (português, italiano, espanhol, polonês e inglês), workshops e seminários aos participantes, jovens na faixa etária de 18 a 30 anos (intercâmbios) e com mais de 30 anos (treinamentos e visitas técnicas) em todos os países do consórcio.  Todos os participantes receberam o Youthpass, certificado europeu reconhecido em todos os membros da Comunidade Europeia e instituições em diversos países. Aos inscritos no curso online, é oferecido um certificado de participação em inglês ou português.

Para acessar o curso na plataforma, clique AQUI. Ao finalizar o curso, deve-se solicitar o certificado através do e-mail cooperbomturismo@hotmail.com informando os dados do participante inscrito, indicando o idioma de emissão do certificado (inglês ou português).


#sebraeilheus #sdgiye #capacitybuilding #ods #sdgs #sustainablebusiness #ErasmusPlus

Nenhum comentário: