TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

domingo, 16 de outubro de 2022

A COOPERBOM TURISMO RECEBE EM ILHÉUS PARCEIROS POLONESES DO PROJETO EUROPEU SDGIYE SOBRE OS 17 ODSs E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS PARA VISITAÇÃO ÀS INSTITUIÇÕES COM BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NA REGIÃO

A Cooperbom Turismo Ilhéus recebeu Wojtek Milosz e Alicja Ochnik, representantes poloneses do projeto SDGIYE - Sustainable Development Goals - Inspiration for Youth Entrepreneurship, para a atividade de JobShadowing (Visita Técnica) às instituições com boas práticas de sustentabilidade no âmbito dos tópicos do projeto, ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e Negócios Sustentáveis. Na agenda de visitação, os parceiros poloneses, juntamente com nossa Gerente de Projetos e Coordenadora no Brasil do projeto SDGIYE, Maria Morais estiveram em Itabuna, na Associação de Agentes Ambientais e Coleta Seletiva - AACRRI, localizada no Bairro Lomanto Junior, uma Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna-BA. Na oportunidade, os visitantes foram recebidos por Andrea Pires dos Reis - Assistente Social do Núcleo Ambiental da Defensoria Pública da Bahia, e Fábio Ramos Junior - Advogado e Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Conselho de Desenvolvimento Urbano Sustentável, que, juntamente com associados presentes durante a visita, explicaram sobre a criação da instituição e o trabalho que vem sendo desenvolvido no processo de coleta seletiva no Município.

A Associação tem cerca de 160 membros ativos que, até o início de 2021, sobreviviam dos materiais retirados do antigo lixão da cidade. Os agentes fazem visitas de porta a porta recolhendo resíduos recicláveis e ecopontos instalados em locais estratégicos para a entrega voluntária dos recicláveis pela população, utilizando carrinhos manuais para o recolhimento, toda a coleta segue então para a Central de Triagem para a pesagem, seleção e comercialização.


Dando seguimento à agenda de visitação em Itabuna, os visitantes Maria Morais, Wojtek Milosz, Alicja Ochnik e Wandressa Souza (a qual esteve em uma das atividades do Projeto na Polônia), estiveram no Grupo Velanes - O Boticário, no Shopping Jequitibá, onde foram recebidos por Elenise e Sérgio Velanes (empresários), que gentilmente explicaram sobre as ações e boas práticas de sustentabilidade que o grupo e a marca O Boticário vem implementando junto à comunidade em ações de logística reversa e educação ambiental em parceria com escolas públicas.

A equipe de O Boticário Itabuna vem implementando projetos com propósito sociais e ambientais em parceria com escolas, cooperativas e outras instituições. Um exemplo é o Projeto Boti Recicla, maior programa de logística reversa do Brasil em termos de pontos de coleta, onde o consumidor pode entregar embalagens vazias de qualquer marca, recebendo desconto de 15% na compra de outro produto, e a empresa providencia a destinação correta das embalagens. O time integra também o projeto Recicla Itabuna e, por causa das iniciativas em prol da sustentabilidade, ganhou o selo verde, mobilizando não somente a sociedade como também outros comerciantes pela coleta seletiva responsável na cidade e, é um exemplo de inspiração para outras ações.


Seguindo a agenda, os visitantes estiveram na Universidade de Santa Cruz - UESC, onde foram recebidos pelo Professor Guilhardes de Jesus Junior, onde puderam conhecer as boas práticas de sustentabilidade promovidas e o Que Tal Ambiental implementados pelo Professor Guilhardes, na  oportunidade, os participantes do YE - Youth Exchange e do Training Course ocorridos na Polônia, estiveram presentes e puderam explicar como as atividades locais são implementadas. O Professor Guilhardes de Jesus Junior foi um dos palestrantes do primeiro workshop do projeto realizado em 22 de setembro de 2021 em Ilhéus, onde falou sobre o tópico ODSs - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Para mais informações sobre os tópicos do projeto, nos contate: 

e-mail: cooperbomturismo@hotmail.com

Instagram: @cooperbomturismoilheus   FB: @cooperbomturismoilheus

#ods   #sdgiyeproject #capacitybuilding #ErasmusPlus @cooperbomturismoilheus @iwr #sdgs



Nenhum comentário: