sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BAÍA DO PONTAL - UMA DAS ÁREAS MAIS BONITAS DE ILHÉUS

Sempre bonita e efeverscente, a Baía do pontal tem uma beleza esplendorosa, cheia de encantos, é um convite para passear, andando lentamente para sorver todo o seu brilho, seu ar marinho e seu perfume.Prestar uma homenagem à orla mais encantadora do Pontal é a nossa intensão. Convidamos a todos para um olhar mais cuidadoso sobre a maravilhosa Baía do Pontal onde o Príncipe Alemão Maximiliano de Wied-Neuvieud navegou em 1815 em sua passagem para pesquisar a fauna e a flora da Mata Atlântica e por onde chegou da Europa, Maximiliano de Habsburgo para visitar seu amigos também europeus Henrique Berbert e Ferdinand von Steiger, que aqui viviam e de onde partiu o Falco, primeiro navio cargueiro de bandeira sueca ao inaugurar o porto.
Com uma das mais belas paisagens, a baía do Pontal foi palco de muitos romances, de escritores que se tornaram muito importantes e conhecidos em nossa região, a exemplo de Jorge Amado e Adonias Filho. Ainda hoje, ponto de encontro da sociedade local, como quando da inauguração da ponte, nos anos sessenta, que caminha por sua calçada quer seja pela manhã, ao entardecer ou à noite quando as árvores exalam um perfume delicioso para os transeuntes, uma mistura de erva-cidreira com dama da noite, que nos faz dar muitas voltas prolongando um momento de êxtase. E quando é noite de lua cheia então, é divino!

Por Maria Morais
Fotos CBT - Uendi Morais

Um comentário:

Anônimo disse...

leia mais um pouco livro de hestoria. o maximiliano que vistou steiger & cia é outro, e veio em 1860. que turismo é esse ? :)