

O evento é uma realização do SEBRAE e Ministério do Turismo e conta com a parceria o ITC – International rade Centre e acontecerá em todas as Regiões do País.
Na abertura do seminário, o Superintendente do SEBRAE Bahia Edival Passos Edival destacou a importância de entender a cultura como um bem imaterial que será fundamental na agregação de valor. Ele citou o sociólogo italiano, Domenico De Masi, que realizou palestra em Salvador no último dia 4, frisando o dever dos empreendedores baianos de não “americanizar” ou “europeizar” os costumes e valores locais. “Precisamos valorizar o que é nosso: o nosso artesanato, a nossa moda, a nossa culinária, a nossa bebida. Para isso, é preciso desenvolver produtos com esse valor agregado. É preciso arriscar e ser ousado, características intrínsecas ao espírito empreendedor” e ainda frisou que a oferta é que determina o mercado.
Edival Passos lembrou que o cacau baiano recebeu o prêmio de melhor cacau do mundo no Salão do Chocolate em Paris, citando o fazendeiro João Tavares.
Os representantes da Costa do Cacau, assinaram entregaram ao representante da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, José Carlos Oliveira, a CARTA DA COSTA DO CACAU, que foi lida por Maria do Socorro Mendonça do Ação Ilhéus e entregue pelo Vice Presidente do Câmara de Turismo da Costa do Cacau.
CARTA DA COSTA DO CACAU NO I SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO - MATA DE SÃO JOÃO-BA EM 09.11.2010.
O cacau é preservacionista. Eis uma questão que os produtores defendem com intensidade. E mais: o que resta da Mata Atlântica foi preservado graças à cultura do cacau.
No Salon du Chocolate 2010 em Paris, o Cacauicultor João Tavares duvidou do impossível e o possível tornou-se realidade! É dele o melhor cacau do mundo. Assim, entendemos que se temos o melhor cacau do mundo, também podemos ter o melhor chocolate do mundo.
O cacau foi historicamente o centro da economia do sul da Bahia e ainda hoje é o seu principal produto econômico. Ele responde por mais de 50% do PIB regional.
Hoje a produção do líquor, o líquido espesso que forma a massa bruta de cacau usada como insumo pelos fabricantes de chocolates finos, está concentrado em apenas três grandes empresas — Barry Callebaut, Cargill e ADM —, que compram e processam o fruto amarelo, exportando o líquor para as empresas baseadas principalmente na Europa, nos Estados Unidos, em São Paulo ou mesmo na Argentina.
Com políticas públicas de financiamento e formação de pessoal e negócios, que timidamente vão sendo postas em prática, o cacau pode sustentar a criação de um parque de pequenas e médias empresas, formando um complexo agroindustrial com base territorial e forte vinculação cultural, um importante valor simbólico adicionado ao produto. Em médio prazo, o cacau pode fazer com que o Sul da Bahia deixe de ser um produtor de commodities e se torne um centro de produção com uma miríade de pequenos e médios produtores descentralizados, espalhados por fazendas, sítios e empresas urbanas envolvidos não só na produção de base para chocolates, mas também no desenvolvimento de produtos finos, de alto custo e valor agregado, formando uma rede de negócios com alta interdependência e múltipla especialização, percorrendo toda a cadeia de produção do cacau, associado ao Turismo com foco na produção associada.
Pela primeira vez, a Bahia sediará - em 2011 - a versão brasileira do Salon du Chocolate, que acontece todos os anos em Paris, por iniciativa da Salão de Chocolates Eventos Internacionais. Nesse Fórum Internacional do Chocolate, devem participar os mais famosos chocolateiros da Europa.
Assim, nós representantes da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, presentes no I Seminário de Sensibilização e Promoção da Produção Associada ao Turismo, entendemos que é o eixo Ilhéus – Itabuna, que deverá sediar este grande evento e solicitamos o compromisso das Secretarias de Turismo, Agricultura e Cultura do Estado da Bahia, com apoio do SEBRAE, no sentido de sensibilizar o Governo do Estado para ser realidade o que hoje sonhamos e compensando essa Região e ainda premiando Agricultores como João Tavares (melhor cacau do mundo), Diego Badaró que planta cacau em meio à Mata Atlântica na fazenda Monte Alegre, em Itacaré, com impacto mínimo na floresta com o método de produção de cacau 100% orgânico e altamente diferenciado, Silvio Nora que dá exemplo de recuperação da lavoura cacaueira com práticas da CEPLAC, recebendo o prêmio de melhor cacauicultor do ano de 2010 e tantos outros Joãos, Silvios e Diegos que continuaram acreditando e estão fazendo a diferença, que sem dúvida entendemos ser heróis neste processo de recuperação da lavoura cacaueira, mantendo vida a nossa Cultura.
Ronaldo Santana
Vice Presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau
O curso é coordenado pelo Instituto Universa que conta com profissionais com vasta experiência prática e acadêmica em diversas áreas do turismo. Ao término do curso os participantes terão direito a receber um Certificado Digital que terá validade para ser apresentado em processos de recrutamento e seleção em todo o país.
Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas na Cooperbom Turismo das 08 às 12 e das 14 às 18hs. Informações pelo telefone 3231 5563, de segunda a sexta-feira.
O Papel da Associação de Turismo de Ilhéus e sua Nova Diretoria
para o desenvolvimento da economia local". Foram apresentadas pelo coordenador Winston Meireles, propostas para uma coordenadoria compartilhada, onde todos os clubes participantes teriam representantes atuando em conjunto, proposta de pré-projeto do estatuto, proposta de eventos, projetos e planejamento estratégico para 2011, foi feito um sorteio da instituição palestrante para o próximo evento, sendo sorteado o LIONS CLUB e finalizou-se com a visita técnica ao empreendimento anfitrião culminando com uma maravilhosa acolhida pelo proprietário do Hotel Jardim Atlântico, Raimundo Junior, que ofereceu um coquetel em torno da piscina aos presentes, seguido de uma rodada de pizzas à italiana.O representante da Confederação das Cooperativas de Crédito da Alemanha, Matthias Knoch, esteve em Ilhéus nos dias 28/09 a 01/10 em visita oficial à Cooperbom Turismo. Ele foi recebido pelos Diretores Winston Meireles (presidente), Elisabeth Custodio (financeiro), por Maria Morais (Alianças Estratégicas e Projetos) e Toma Klein. A DGRV - Confederação Alemã das Cooperativas é a organização cúpula, de terceiro grau do setor cooperativo da Alemanha e constitui-se como uma instituição sem fins lucrativos que participa em atividade de desenvolvimento do cooperativismo a nível mundial. Os diretores da Cooperbom Turismo levaram o Sr. Matthias Knoch à Fazenda Berg Frut de propriedade da também cooperada Diva Landenberger - localizada no Rio do Engenho e onde foi inaugurada recentemente uma fábrica de polpas de frutas e chocolate - a qual os recebeu com um almoço típico, levando a todos depois para uma incursão pela sua encantadora propriedade. O Sr. Matthias teve sua hospedagem em Ilhéus na Pousada Praia Bela de propriedade de Ricardo Miyazato (recém empossado Presidente da ATIL). A Cooperbom Turismo agradece a visita da DGRV, representada por seu Coordenador, Sr.Matthias Knoch, estimando que suas orientações tragam, com certeza, um melhor e competente rumo para nosso sucesso, esperando que continuemos a manter uma estreita parceria de estímulo ao cooperativismo, seja ele de crédito ou de turismo, pois ao criarmos esta sinergia, estaremos trazendo grandes benefícios à nossa região, criando emprego e renda, diminuindo assim, as diferenças sociais. |
Tomou posse neste dia 05 de Outubro de 2010 a Nova Diretoria e Conselho Fiscal da ATIL - Associação de Turismo de Ilhéus para Gestão 2010/2012. O evento ocorreu das 18h às 20h nas dependências do Ilhéus Hotel - Centro.
O presidente eleito Ricardo Miyazato (Pousada Praia Bela) assumiu com uma nova proposta de desenvolvimento para o turismo em Ilhéus.
Estiveram presentes representantes de todo o trade turístico:
Marco Lessa (Convention Bureau), Winston Meireles e Maria Morais (Cooperbom Turismo), Alfredo Landim (Encantur), Nelson Freire (Tororomba), Áttila Eiras (Mar Aberto), Fred Garcia (Pousada do Mar), Rossana Coleone (Village Back Door), Robert Godoy (Pousada Casa de Praia), Vicente e Zaira Morelle dentre outros.
O então ex-presidente Luiggi Massa (La Dolce Vita) discorreu sobre os trabalhos à frente da associação em sua gestão e destacou o crescimento da Atil enquanto instituição neste período.
Em termos globais, Turismo é o maior setor econômico no que se refere ao faturamento e número de pessoas empregadas.
Hoje, um em cada dez postos de trabalho surge a partir do turismo. Os números relacionados a esta indústria são extraordinários e tem crescido ano após ano devido à globalização, estabilidade e crescimento econômico mundial. Além da grande movimentação de pessoas e de divisas entre os países, o setor movimenta cerca de 50 setores em sua cadeia produtiva.
Este cenário nos mostra que, ao mesmo tempo em que o turismo pode ser um importante instrumento transformador de economias e sociedades, promovendo a inclusão social, oportunidades de emprego, novos investimentos, receitas e empreendedorismo, se mal administrado e planejado, pode gerar impactos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis para o planeta.
A educação e conscientização do turista sobre estes impactos, somadas a implementação de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis com a adoção de um código de conduta ética nos destinos turísticos, são ações imprescindíveis para que o turismo possa ter um desenvolvimento sustentável de longo prazo.
O evento glamoroso em comemoração aos 19 anos da Revista Folha da Praia, ocorrido neste sábado 18, no Centro de Convenções do Cana Brava Resort Hotel, foi uma festa de homenagens seguido por um maravilhoso jantar preparado pelo Chef Adolpho do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba e show musical do Grupo Duo Bossa Jazz.
Foram agraciados com o prêmio VII Prêmio Liderança da Bahia, personalidades e empresas que se destacaram em vários segmentos. Empresárias e profissionais liberais foram homenageadas com o Prêmio Mulher Influente 2010. Todos os premiados receberam um lindo troféu personalizado, criado exclusivamente para este evento, pelo Studio Mosaico Atelier, de Salvador, um dos melhores do Brasil. Os jornalistas Roberto Santanna e Valério Magalhães foram os responsáveis pelo cerimonial muito bem apresentado.
A Cooperbom Turismo sentiu-se honrada pelo convite do jornalista Roberto Santanna para se fazer presente na pessoa de seu presidente Cel. Winston Meireles e sua diretora de alianças estratégicas e projetos, Maria Morais.
Parabéns à equipe da Folha da Praia, ao seu diretor, Roberto Santanna pelos 19 anos de bons serviços prestados à nossa comunidade.
Texto e fotos: CBT 2010