domingo, 25 de abril de 2010

COOPERATIVISMO BAIANO PROMOVEU O II ENCONTRO DOS RAMOS COOPERATIVOS DO SISTEMA OCB/BA E A ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA PARA O EXERCÍCIO 2010 A 2014

Dr. Orlando Colavolpe e Alderico Sena (sentados), Cérgio Tecchio (Presidente eleito da OCEB), Cel Winston Meireles (Conselheiro eleito da OCEB), Jair Romualdo e Maria Morais, o presidente da Cooperativa de Gandú (esquerda), Conferencista Flávio Gouvêa (centro) e demais conselheiros (foto menor à direita).
Assembléia Geral Ordinária e eleitos para a
Nova Administração da OCB-BA 2010 a 2014
Apresentação dos trabalhos e propostas para
encaminhamento ao SESCOOP-BA

Por Maria Morais

Alianças Estratégicas & Projetos

Cooperbom Turismo


Dois eventos marcaram a atuação do Sistema Cooperativista na Bahia neste último dia 22 de abril de 2010 em Salvador.

O primeiro foi o II Encontro dos Ramos Cooperativos do Sistema OCB/BA realizado pelo SESCOOP/BA, cujo objetivo maior foi aproximar o Sistema OCB-SESCOOP/BA dos dirigentes das Cooperativas do Estado da Bahia, e, levantar as necessidades de capacitação de associados e empregados de cooperativas e seus familiares, com vistas à elaboração de um programa de capacitação. Em um primeiro momento foi abordada a visão geral da importância do trabalho, focado em resultados, através do levantamento de expectativas individuais (cooperativa) e do cruzamento das informações.

No segundo momento foram trabalhados os pontos comuns e incomuns com o desenvolvimento de trabalhos em grupo por ramo e posterior apresentação dos resultados e comentários, finalizando-se com os encaminhamentos para a atuação do SESCOOP/BA.

Os trabalhos foram desenvolvidos pelo educador e conferencista Flávio Eduardo de Gouvêa Santos, especialista em cooperativismo e metodologias participativas de aprendizagem vivencial

O segundo evento foi a Assembléia Geral Ordinária da OCB/BA ocorrida às 18hs no mesmo local, Hotel Portobello, na Av. Oceânica – Ondina. Foram eleitos para o Conselho Administrativo para o exercício 2010 a 2014 Cérgio Tecchio – Presidente (Ramo Crédito), e demais representantes dos ramos do Cooperativismo baiano, entre eles Ubiratan Rodrigues (Ramo Habitacional) e Winston Meireles (Ramo Turismo e Lazer), diretor presidente da COOPERBOM TURISMO. A lista completa do Novo Conselho será divulgada nos próximos dias.

Entre os objetivos propostos pela Nova Administração estão:

  1. Equipar a OCEB de estrutura física e organizacional para cumprir sua missão e visão.
  2. Estruturar a OCEB para a defesa e representação do cooperativismo e das cooperativas junto aos poderes constituídos.
  3. Tornar o cooperativismo conhecido da sociedade baiana, através da educação, divulgação e informação.
  4. Trabalhar para que o cooperativismo baiano seja reconhecido como importante instrumento econômico e social, para o desenvolvimento local e regional sustentável.
  5. Buscar espaços para que o cooperativismo de todos os ramos possa se beneficiar com a realização da copa do mundo em 2014 na Bahia.

2012 foi declarado pela ONU o Ano Internacional das Cooperativas.

Um comentário:

Cergio Tecchio disse...

A Cooperbom Turismo, parabens pelo trabalho de divulgação do cooperativismo baiano.