TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

sábado, 15 de novembro de 2008

SEMINÁRIOS NA UESC

Sócrates Guzman, Mariah Morais, Winston Meireles, Margareth Hart e Everaldo Alves.
Margareth Hart, Mariah Morais e Marco Aurélio Ávila.
Winston Meireles, Gustavo Cruz e Margareth Hart.
Domira (BAHIATURSA), Margareth Hart, Mariah Morais e Mateus Gonzaga (Mestrando Uesc).
Mariah Morais (Cooperbom Turismo), Ramiro Aquino (Jornalista) e Rejane Weiss (Uesc).
Dra. Margareth Hart (Universidade das Ilhas Canárias) Winston Meireles e Mariah Morais (Cooperbom Turismo).
Sócrates Moquete Guzman (UESC), Mariah Morais e Winston Meireles(Cooperbom Turismo) e Margareth Hart(Universidade das Ilhas Canárias).
Mariah Morais e Winston Meireles (Cooperbom Turismo), Moema Badaró, Carla Freire, Gilberto Guimarães e Criastiane Cerqueira (UESC).
Anderson Santos (Economista e Mestrando Meio Ambiente-UESC) e Winston Meireles (Cooperbom Turismo).
Aconteceu nesta semana na UESC três eventos simultaneamente. O primeiro na quarta-feira, foi o Seminário de Estudos de Impactos Ambientais sob o título - Complexo Porto Sul: Uma visão sistêmica da sustentabilidade do projeto. O Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, da Universidade Estadual de Santa Cruz, realizou o Seminário no Auditório Paulo Souto, e foi coordenado pelos professores José Adolfo de Almeida e Gil Marcelo Reuss Strenzel e dos discentes da disciplina Estudos de Impactos Ambientais, o evento teve como objetivo apresentar e debater os diferentes aspectos que envolvem a concepção do empreendimento Complexo Porto Sul, previsto para o município de Ilhéus, os estudos de localização, os impactos socioambientais e econômicos e o arcabouço legal visando nortear a tomada de decisão e a participação da comunidade regional no processo. O público alvo abrange a comunidade acadêmica, comunidade regional, ONGs e instituições governamentais. Participaram também representantes de setores da sociedade civil organizada, do Ministério Público, da Conservation International e do IMA.
O segundo foi o 2º Cultur que juntamente com o terceiro evento, o 4º Seminttur, expuseram as questões relativas ao turismo. Os eventos desde a concepção até a execução, foram baseados em conceitos de sustentabilidade. Este evento-conceito visou criar um significado através dos atributos socioculturais e ambientais da Costa do Cacau como princípios bases para a oferta superior de qualidade e desempenho aos participantes e atores locais envolvidos com a atividade turística. Além de estar presente nas Palestras, Grupos de Trabalho, Mini-cursos e Mesas-redondas, o conceito de sustentabilidade também foi utilizado nas ações empreendidas na gestão do evento, no qual foram priorizados materiais biodegradáveis, reciclados ou re-aproveitáveis, confeccionados ou produzidos pelas comunidades locais. Os eventos foram promovidos pelo programa de Mestrado em Cultura e Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) juntamente com o Núcleo Temático de Turismo (UESC), tendo como tema: Patrimônio Imaterial e Turismo: Novas Experiências, Valores e Percepções. Estiveram presentes representantes da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Atil, palestrantes convidados das Universidades das Ilhas Canárias(Espanha) e de Quilmes(Argentina), da UFMG, da USP, da Bahiatursa e do IPHAN.
A COOPERBOM TURISMO esteve representada nos eventos pelo Diretor Presidente Cel. Winston Meireles e pela Diretora Assistente Mariah Morais.
Os seminários receberam estudantes de várias universidades do Brasil e contaram com o apoio de várias instituições da região como a Atil, Sebree, Care, Floresta Viva, IESB, Setur Ilhéus, e da Uesc.

Nenhum comentário: