TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

NOSSO COOPERADO DE SÃO PAULO, WILTON PORTELA VISITA A PRIMEIRA COOPERATIVA DE CRÉDITO DA AMÉRICA LATINA


Em férias no Rio Grande do Sul, nosso cooperado de São Paulo, Wilton Portela, visitou a primeira cooperativa de crédito das Américas. Vamos conhecer um pouco da história dessa cooperativa.
Em 07/09/1858 foi fundada a Colônia Imperial Nova Petrópolis, como terceiro distrito do município de São Sebastião do Caí. Na sede do distrito, no chamado "Stadplatz", foram instalados os imigrantes teutos originários do Hunrück (região da Alemanha), todos evangélicos, e em Linha Imperial, cerca de 7 quilômetros adiante no chamado Kaiserthal, os vindos da Boêmia, todos católicos.

A colônia não recebeu o apoio prometido pelo governo e, abandonados a própria sorte os moradores não conseguiram organizar-se convenientemente. O atendimento espiritual era feito em visitas periódicas por religiosos itinerantes. Um destes religiosos era o Padre Theodor Amstad S.J. (jesuíta), suíço de lingua alemã, e que veio ao Brasil em 1885 para ser vigário-cooperador de São Sebastião do Caí e São José do Hortêncio e como tal, cabia-lhe atender entre outras a comunidade de Linha Imperial. Com estas visitas regulares ele pode conhecer cada vez mais os membros da comunidade e seus problemas, percebendo logo que além de assistência espiritual os moradores da região necessitavam de urgente assistência social e econômica. Para o Padre a melhor forma de ajudar o indivíduo é congregá-lo em grupos, e com este objetivo ele organizou na região diversas associações. Uma delas foi a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad de Nova Petrópolis, sistema Raiffeisen, a primeira Cooperativa de Crédito do Brasil e mais antiga em funcionamento das Américas.

Fonte: http://cooperativismodecredito.blogspot.com/2008/03/histria-da-sicredi-pioneira-fundada-em.html

Nenhum comentário: