TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

sábado, 9 de maio de 2009

Exposição Sapato & Arte em Salvador de 29 de abril a 17 de maio de 2009

Banner do evento no Salvador Shopping
Modelos de sapatos de 1900 ao contemporâneo (Clique para ampliar)
Praça L do Shopping onde está localizada a exposição
Saguão do Salvador Shopping

Há quanto tempo existe o sapato? Quantos são os tipos? Como é fabricado um sapato? Qual o modelo ideal para cada ocasião? O que é um tamanco? Uma sandália? Um scarpin? Ficou curioso(a)? Essas e outras respostas, você poderá conferir na “Exposição Sapato & Arte - A História do Sapato no Século XX” na Praça Central, Piso L1 no Salvador Shopping que teve início em 29 de abril e vai até 17 de maio, são mais de 100 modelos representativos de diversas partes do mundo, expostos cronologicamente a partir de 1900.

Para contar um pouco da história desse acessório fundamental no guarda roupas, a exposição narra a história do sapato ao longo dos tempos. São 28 expositores e displays com a narrativa dos acontecimentos de cada época, no Brasil e no mundo.
Entre os destaques da exposição, estão os sapatos que foram utilizados por personalidades como a cantora Cher, as sapatilhas dos bailarinos Mikhail Barishnikov e Greet Vinckier, e os tênis do tenista Bjorn Borg. Também estão sendo exibidos calçados folclóricos do Alaska, Holanda, Índia e Marrocos, além de modelos criados por designers mundialmente famosos, como Fernando Pires, Charles Dune, Charles Jourdan, Chanel, Christian Dior, Alfredo Socco, Salvador Bataglia e Santiago Gaitan, entre outros.
Além disso, quem for conferir de perto a mostra e viajar no tempo conhecendo a história do sapato, vai ficar por dentro também de curiosidades, aprender sobre o processo de fabricação, e descobrir letras de músicas relacionadas ao calçado. A Unijorge – Centro Universitário Jorge Amado - vai montar um lounge na exposição pra dar consultorias de moda, onde estudantes e professores do curso de moda da instituição darão dicas de moda e estilo de acordo com o biótipo de cada um e a estação do ano.

CURIOSIDADES:


• A história do sapato começa com as evidências que mostram o momento que o homem sentiu necessidade de proteger os pés. • Os primeiros calçados conhecidos, usados em regiões quentes, eram sandálias feitas com fibras de plantas ou couro. • Os antigos egípcios usavam sandálias já em 3700 a.C. • Sapato era objeto de luxo. A fabricação em massa só começou a partir de 1760, quando foi construída a primeira fábrica de sapato em Massachusetts, Estados Unidos. O artesanato cedeu lugar à produção industrial. • Em Roma o sapato indicava a classe social do usuário. O calceus, sapato fechado dos cidadãos originou o nome calçado e não podia ser usado por escravos. • A numeração do sapato originou-se na idade média na Inglaterra, quando o rei Eduardo I uniformizou as medidas, decretando que uma polegada correspondia a três grãos de cevada colocados um atrás do outro. • Até a metade do século XIX, os dois pés do sapato eram iguais. O primeiro par feito com pé direito e pé esquerdo apareceu entre 1801 e 1822, na Filadélfia. • O pé, até o século XX, era considerado símbolo de castidade, uma parte do corpo mais tentadora que os seios, por isso devendo ser protegido dos olhares cobiçosos.


Confira as fotos clicadas por Winston Meireles e Maria Morais

UNIJORGE: www.unijorge.com
SALVADOR SHOPPING: www.salvadorshopping.com.br

Nenhum comentário: