quarta-feira, 17 de junho de 2009

MTur vai premiar oito exemplos de sucesso do Programa de Regionalização - Roteiros do Brasil

O Ministério do Turismo (MTur) divulga nesta quarta-feira (17/06) a seleção de oito regiões turísticas eleitas como exemplos de sucesso na implementação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros Brasil. Os vencedores serão premiados com o Troféu Roteiros do Brasil, em cerimônia solene no Núcleo do Conhecimento, durante a 4ª edição do Salão do Turismo, no dia 2 de julho.

Composta por representantes do ministério, da Embratur e acadêmicos do setor, a banca examinadora selecionou esta semana exemplos de sucesso para cada um dos temas do projeto: Gestão Turística de Destino; Planejamento e Gestão do Turismo Regional; Roteiro Turístico; Roteiro Turístico Segmentado; Sítio Eletrônico Promocional; Material Promocional; Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Sócio-Cultural em Municípios.

Entre os dias 20 de maio e 8 de junho, o MTur recebeu mais de 60 candidaturas de regiões, destinos e roteiros turísticos de todo o país. Segundo a gerente de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur e jurada da seleção, Karem Baena Basulto, “muitos casos apresentados estão bem organizados e estruturados. A maioria apresentou os materiais solicitados, de acordo com os critérios de avaliação”.

Saskia Freire Lima, coordenadora de Regionalização do MTur, explica que “ser um caso de sucesso significa que aquele destino, região ou roteiro entendeu o que é o Programa de Regionalização e atendeu às orientações sobre o desenvolvimento territorial. Significa também que os participantes adotaram essa política e conseguiram colocá-la em prática”. Os casos selecionados serão contemplados com divulgação no site www.turismo.gov.br/regionalizacao e em documentos, releases e projetos do Ministério do Turismo, além de uma apresentação no Salão do Turismo.

Entendendo o Programa de Regionalização do Turismo

O Programa de Regionalização do turismo é um modelo de gestão descentralizada, coordenada e integrada, com base nos princípios da flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação intersetorial e interinstitucional e na sinergia de decisões.

Regionalizar o turismo é transformar a ação centrada na unidade municipal para uma política pública mobilizadora de planejamento e coordenação para o desenvolvimento turístico local, regional, estadual e nacional, de forma articulada e compartilhada. É, também, esforço coordenado entre municípios, estados e países para ações de negociação, consenso, planejamento e organização social.

Como objetivo, o Ministério do Turismo pretende ampliar e qualificar o mercado de trabalho; dar qualidade ao produto turístico; diversificar a oferta turística; estruturar os destinos turísticos; ampliar o consumo turístico no mercado nacional ; aumentar a inserção competitiva do produto turístico no mercado internacional; ampliar o consumo turístico no mercado nacional e aumentar o tempo de permanência e gasto médio do turista .

Representando a Cooperbom Turismo, Winston Meireles e Maria Morais participaram do Curso de Regionalização do Turismo patrocinado pelo MTur e Universidade Federal de Santa Catarina e estão inscritos para o próximo curso de Gestão do Turismo, entendendo que o o estudo sobre o turismo brasileiro é fundamental para o desenvolvimento pleno dos projetos da cooperativa.

Fonte: Ministério do Turismo

Nenhum comentário: