TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

sábado, 28 de agosto de 2010

II Mesa Redonda sobre Turismo Rural e Ecoturismo em Camacã


Neste dia 28 de agosto de 2010, das 09:00 às 12:00, estará sendo realizada em Camacã, a II Mesa Redonda sobre Turismo Rural e Ecoturismo, com a participação de Carlos Roberto Solera, ex-presidente da ABRATURR - Associação Brasileira de Turismo Rural e de Graça Machado - EBDA.

Segundo Claudiana Figueredo - Sebrae, um dos objetivos da Câmara é conhecer todas as potencialidades da região, é extremamente importante a participação de todos neste evento. Um dos focos do turismo em Camacã é a observação de pássaros.

Sérgio Reis, do Comite Proturismo do CDL de Camacã, em entrevista recente ao Mercado do Cacau disse que estão desenvolvendo um projeto de turismo dando enfase ao binômio cacau-Mata Atlantica, com a visão de turismo rural e preservacionista. O desenvolvimento de um projeto com este enfoque nesta região é visto como uma das alavancas para inclusão social e a exploração racional das potencialidades naturais, aí inclusas a flora, a fauna, a floresta. A cacauicultura, sua cultura, história e o benefício agregado à produção do chocolate encaixam perfeitamente no perfil do turismo rural, especialmente se desenvolvido a partir do Planejamento Interpretativo, técnica mais atual do que a simples exploração do turismo, que permite a organização de todo este acervo humano e natural em uma "bela coisa", com o envolvimento não só da floresta e da cacauicultura mas de todos os personagens que participam (e participaram, através da história) ativamente deste cenário, oferecendo ao visitante uma estória viva desta região, cada um escrevendo um capítulo, desenhando a sua estória, neste grande livro que oferece esta região única que é o Sul da Bahia. Camacan, o Esplendor da Mata Atlantica, foi um slogan criado para o Festival do Chocolate na primeira participação que servirá para, a partir do município, agregar informação, personagens, cânticos, causos e equipamentos como atração única e verdadeira da estória, rica e polêmica, da cacauicultura em nossa região. Esta ação, antes concentrada em, idéias e ideais de alguns poucos, agrega várias pessoas que, com seus talentos, desenvolvendo seus projetos pessoais, se tornam coisa única de uma grandeza onde todos juntos, trabalham em unidade de objetivos em direção a um bem comum.

Nesta sexta-feira 26, ocorreu uma reunião técnica no local do evento, para se definir diretrizes para o desenvolvimento do turismo rural na região. Estiveram presentes todos os interessados no turismo rural regional.

O evento será realizado na Fazenda Rainha do Sul, localizada na BR 101 Km 580 - Camacã, Tel: 73 3692 2101 de propriedade de Maria Joaquina Moura Pinto - Marita.

Nenhum comentário: