TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

sábado, 28 de agosto de 2010

II Mesa Redonda sobre Turismo Rural e Ecoturismo em Camacan 2

Winston Meireles, Maria Morais, Prefeita Ângela Castro, Claudiana Figueiredo,
Marita, Prof. Valter Alves e Carlos Solera.
Clique nas imagens para ampliar
Clique nas imagens para ampliar

O Desenvolvimento do Turismo Rural na Bahia de forma sustentável, é imprescindível para a preservação e a valorização do patrimônio cultural, natural e produtivo no campo. A exemplo de São Paulo e do Paraná, a Bahia tem todas as condições para atuar muito bem no turismo rural, temos tradições históricas como o cacau, belezas naturais e podemos integrar as atividades rurais que gerarão emprego e renda.

No sul e sudeste do país podemos encontrar rotas turísticas, como a rota dos tropeiros, o circuito das frutas, a rota do vinho e podemos criar a rota do cacau aqui na Bahia.

A rota dos tropeiros no Paraná, por exemplo, agrega valores e beleza ao cenário, composto por rochas, cactus, água, lua, árvores e muito silêncio, que ecoam da riqueza natural. O conhecimento da cultura, da história e da aventura que produzem o encantamento do destino e é composta por 16 municípios no Estado.

Em nossa região, temos os encantos culturais da nossa gastronomia, do folclore e da história do "fruto de ouro", o cacau, o que caracteriza o nosso estado como uma excelente opção de turismo rural no Brasil.

Este tema, foi abordado neste dia 28 de agosto, no evento II Mesa Redonda sobre Turismo Rural e Ecoturismo em Camacan, com a participação de Carlos Roberto Solera, ex-presidente da ABRATURR - Associação Brasileira de Turismo Rural, Graça Machado - EBDA, Claudiana Figueiredo, José Hélio e Monisa Muniz - Sebrae, a Prefeita Ângela Castro, empresários, proprietários de fazendas, agentes de viagens e representantes da Cooperbom Turismo.

Foram discutidos dentre outros assuntos, a potencialidade natural da região e a necessidade de profissionalização da atividade para atender bem ao turista.

Na oportunidade, o palestrante Carlos Solera ressaltou a importância em se olhar para o futuro projetando ações no presente e do planejamento, salientando que a fórmula para o sucesso está em se desenvolver políticas públicas, privadas e profissionais, além de citar as principais tendências para o setor.

Em Camacan, algumas pessoas se destacam à frente do desenvolvimento das ações para o turismo rural, entre elas estão Maria Joaquina Moura Pinto “Marita”, Sérgio Reis, Antonio Malta e outros, que buscam parcerias que possam alavancar o desenvolvimento do setor e a participação da comunidade para os trabalhos e o Sebrae está se fazendo presente nesta parceria.

O evento foi bastante oportuno e de qualidade, finalizando com um belíssimo almoço na residência da Família Batisti, proporcionando um ótimo momento de descontração e interação entre os presentes.

A Cooperbom Turismo esteve representada por Winston Meireles (diretor presidente) e Maria Morais (alianças estratégicas e projetos).

Parabéns à Marita, ao Sérgio Reis, ao Antônio Malta, à direção da CDL de Camacan, à Prefeita Ângela Castro e a todos os que estão contribuindo para que as ações aconteçam.

A ABATURR - Associação Baiana de Turismo Rural esteve representada por sua diretora Maria Joaquina Moura Pinto “Marita”.

Texto e fotos: Maria Morais

cooperbomturismo@hotmail.com

Nenhum comentário: