TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

CONHEÇA ILHÉUS - A TERRA DA GABRIELA!

Convento da Piedade
Porto de Ilhéus
Catedral de São Sebastião
Avenida Soares Lopes
Praia do Cururupi Avenida Lomanto Junior - Pontal
Avenida Dois de Julho e a Baia do Pontal
Vista Aérea do Aeroporto Jorge Amado - Pontal
Cidade Nova - Centro
Oiteiro de São Sebastião

Capital turística da Costa do cacau, e considerada por muitos, terceiro maior ponto turístico da Bahia, Ilhéus é cheia de pontos turísticos, dentre eles, patrimônios religiosos, instituições culturais, bairros e povoados, que juntos às suas belíssimas praias (exemplos: Avenida, Ponta da Tulha, Sul, Norte, Batuba, Olivença), formam um espetáculo.
O mar azul turquesa ilude o marinheiro de primeira viagem. Ao contrário do que fazem supor seus 84 km de praias, Ilhéus não é apenas o maior balneário da Bahia, embora por si só isso já bastasse em se tratando de Bahia, Estado que tem a mais extensa costa do país.Fincada em uma região de mata atlântica preservada, a 450 quilômetros ao sul de Salvador, a terra do chocolate guarda em cada prédio, monumento ou esquina um pouco da história de uma terra que viveu seu auge e decadência na primeira metade do século passado com a cultura do cacau. Uma história que foi eternizada pela obra de Jorge Amado. Poucas personalidades representam tanto para a sua terra natal quanto Jorge Amado significa para a "cidade romance do Brasil". Não bastasse o aeroporto, o escritor dá nome a um quarteirão inteiro do centro de Ilhéus. É lá que estão as maiores atrações culturais, como a Casa de Cultura Jorge Amado, antigo palacete doado em vida para o município, a Casa dos Artistas e o Cine Teatro.
Mais adiante chega-se ao Alto da Piedade, que permite visão panorâmica do Porto do Malhado - ponto de parada obrigatória para os principais navios de cruzeiro - e também da avenida Soares Lopes - primeiro médico negro de Ilhéus - onde ocorrem os desfiles de Carnaval. Dali também podem ser avistadas as ilhotas que deram origem ao nome da cidade.
Atrás do mirante fica o Palácio Epicospal. A antiga morada dos bispos foi construída em 1928 com os degraus da entrada entalhados em mármore de carrara. A poucos metros, está o Instituto Nossa Senhora da Piedade, que abriga um colégio das irmãs ursulinas e a monumental igreja de Nossa Senhora da Piedade, obra em estilo neogótico. A construção do instituto foi um marco não só para a arquitetura, mas para os costumes da região, ao prover às filhas dos coronéis do cacau o acesso à educação formal pela primeira vez.
Vale a pena conhecer Ilhéus! Venha pela Cooperbom Turismo, seja um cooperado e garanta os benefícios desta Cooperativa Operadora de Turismo.

Nenhum comentário: