TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
DICA DE CINEMA - AVATAR - Neytiri por Zoe Soldana (atriz)
sábado, 12 de dezembro de 2009
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA EXIBE MOSTRA DE CORA CORALINA
Cora Coralina nasceu em 20 de agosto de 1889, na casa que pertencia à sua família há cerca de um século, e que se tornaria o museu que hoje reconta sua história. Filha do Desembargador Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto e Jacinta Luiza do Couto Brandão, Cora, ou Ana Lins dos Guimarães Peixoto (seu nome de batismo), cursou apenas as primeiras letras com mestra Silvina e já aos 14 anos escreveu seus primeiros contos e poemas. "Tragédia na Roça" foi seu primeiro conto publicado. Em 1910 casou-se com o advogado Cantídio Tolentino Bretas e foi morar em Jabuticabal, interior de São Paulo, onde nasceram e foram criados seus seis filhos. Só voltou a viver em Goiás em 1956, mais de vinte anos depois de ficar viúva e já produzindo sua obra definitiva. O reencontro de Cora com a cidade e as histórias de sua formação alavancou seu espírito criativo. Cora Coralina faleceu em Goiânia, a 10 de abril de 1985. Logo após sua morte, seus amigos e parentes uniram-se para criar a Casa de Coralina, que mantém um museu com objetos da escritora. No ano em que se comemora os 120 anos de nascimento da escritora brasileira Cora Coralina, o Museu da Língua Portuguesa presta sua homenagem a esta grande artista nascida na Cidade de Goiás (GO) com uma exibição da mostra “Cora Coralina: coração do Brasil”. A exposição mescla imegens do universo pessoal da autora (seu casarão da ponte e os doces feitos por ela) a trechos de suas poesias, documentos inéditos, diários e originais de seus livros. Os visitantes podem ainda assistir a um vídeocom declarações da própria autora. A mostra ficará em exibição até o dia 17 de janeiro de 2010 nos mesmos horários de funcionamento do museu. Obras da autora: (Clique sobre o título para ler)
|
CULTURA - DICA DE LEITURA

O Símbolo Perdido - Dan Brown
Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas. Em O símbolo perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon ? eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo. Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian.
Editora Sextante
CULTURA - DICA DE CINEMA
Com a ajuda de Jacob Black (Taylor Lautner), seu amigo de infância e um membro da misteriosa tribo Quileute, Bella reforma uma moto para suas aventuras. O coração congelado de Bella está gradualmente descongelando por sua relação de amizade com Jacob, que tem seu próprio segredo sobrenatural.
Quando Bella perambula sozinha em um prado, ela se vê cara a cara com um mortal adversário. Apenas a intervenção de uma matilha de lobos extraordinariamente grandes a salva de um terrível destino e o encontro torna assustadoramente claro que Bella ainda está em grave perigo. Em uma corrida contra o relógio, Bella descobre o segredo antigo da tribo Quileute e a verdadeira motivação de Edward para sair de sua vida. Ela também enfrenta a perspectiva de uma reunião com seu amado, que acaba sendo muito diferente e mais perigoso do que ela esperava.
Em Ilhéus, no Cine Santa Clara às 19:00 e às 20:00hs.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
A COOPERBOM TURISMO LEVA COOPERADOS E TURISTAS À BARRA GRANDE


Barra Grande é um dos poucos lugares do litoral brasileiro que souberam manter seu charme e sua natureza preservada. Bem diferente do agito de centros turísticos mais famosos, o vilarejo possui um clima de tranqüilidade e um cenário natural belíssimo que deixa qualquer visitante encantado. O acesso é complicado o que explica a natureza em tal estado de conservação, uma vila com atmosfera típica e antiga. As casas são simples e charmosas e suas ruas ainda conservam o ar do passado, com chão de areia que cruzam jardins com flores e árvores frutíferas. Os carros que circulam são poucos, assim, a vila é um local paradisíaco e bucólico onde ainda se pode ouvir o canto dos pássaros.
A COOPERBOM TURISMO levou seus cooperados e turistas à Península de Maraú - Barra Grande, neste último domingo dia 05 e 06 de dezembro, incluindo um passeio de escuna às Ilhas de Campinhos, Pedra Furada, Sapinhos e Goió, com parada em Sapinhos para um delicioso almoço regado a muita descontração e alegria.
Texto: mmorais/Fotos: wmeireles
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
CHEGOU A HORA DE INVESTIR NO TURISMO RECEPTIVO NO BRASIL, A CORRIDA DO OURO COMEÇOU.
Então vamos lutar por isso. Empreender é a palavra de ordem, atitude que já está sendo tomada por vários empresários espertinhos, que estão diversificando ou até migrando do turismo de exportação para o receptivo.
(Autora: Verônica Nicoletti).
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
FESTA DAS BAIANAS - AABB ILHÉUS. UM SUCESSO!


ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DA ATIL NO TOROROMBA


ASSEMBLÉIA FESTIVA DO LIONS CLUBE PONTAL NO ÚLTIMO SÁBADO

segunda-feira, 30 de novembro de 2009
ILHÉUS SEDIOU A 3ª CONFERÊNCIA ESTADUAL NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DE CULTURA



A COOPERBOM TURISMO VAI A SALVADOR E FAZ UM TOUR PELA CIDADE NOS ÔNIBUS DOUBLE DECK DA SALVADOR BUS



Valor: R$ 30,00 (as quatro rotas podem ser feitas com o mesmo ingresso, já o passeio Luzes da Cidade é cobrado à parte).
Fotos: Raissa Meireles
ARACAJÚ - SE RECEBERÁ O PRIMEIRO NÚCLEO DA COOPERBOM TURISMO


Estevan, viu na cooperativa uma forma criativa para também gerar a sustentalidade das localidades visitadas e juntamente com um grupo de jovens residentes em Aracajú, deu os primeiros passos para a abertura do núcleo da COOPERBOM TURISMO em Sergipe, nos dias 21 e 22 de novembro próximo passado.
O turismo cooperativo é a solução para o desenvolvimento do turismo responsável e sustentável que o nosso país precisa para melhorar o setor e gerar emprego e renda para as comunidades pois onde existe uma cooperativa o IDH é elevado.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
POR QUE ESTUDAR INGLÊS?

A COOPERBOM TURISMO REALIZA PASSEIO PARA BARRA GRANDE
domingo, 15 de novembro de 2009
A COOPERBOM TURISMO COMEMORA EM REUNIÃO DE CONFRATERNIZAÇÃO EM SUA SEDE 02 ANOS DE ATUAÇÃO EM ILHÉUS
Por certo, nenhum dos co-fundadores imaginava que ao participar da primeira e mais importante Assembléia Geral da vida da COOPERBOM TURISMO, estavam construindo a história daquela que começa a ser e com certeza será uma grande cooperativa de turismo na Bahia, no Brasil e no mundo, visto que já é conhecida e com muito interesse, por seus trabalhos aqui praticados, fora do país. Prova disso são as duas estagiárias de uma das mais tradicionais universidades de Londres estarem hoje desenvolvendo um trabalho na Cooperativa que estará recebendo mais três estudantes francesas para estágio em janeiro.
"Temos cooperados em 06 estados da federação e a nossa meta é cobrir todos os estados, uma meta que é de todos nós, quanto mais cooperados maiores serão os beneficios e mais rápido o nosso crescimento", disse o Cel. Winston Meireles.
"Nestes dois anos, temos tido muitos desafios, os quais muitas vezes nos levam a passar muito tempo longe de nossas famílias e amigos, mas o reconhecimento daqueles que acreditam em nosso trabalho, nos apoiando e indicando destinos, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e que o sucesso já é uma realidade", disse Maria Morais.
Para lembrar um pouco dessa história, foram convidados todos os cooperados e amigos para uma reunião de confraternização nesta última sexta-feira 13, às 19:30hs, na sede da Cooperativa, a qual foi muito importante para os que ouviram com grande atenção as palavras dos cooperados Everaldo Santos, turismólogo e mestrando em Cultura e Turismo pela Uesc, proprietário da Pousada Casa Branca e Diva Pol Landenberg, cooperativista , também participante de uma das maiores cooperativas do Distrito Federal e proprietária da Bergfrut, que expressaram enorme satisfação pelo trabalho desenvolvido pela Cooperbom Turismo.
Em nome de todos os cooperados, o Cel. Winston Meireles - Diretor Presidente - e Maria Morais - Diretora de Projetos, agradeceram aos que se fizeram presentes, amigos, representantes de Associações da Melhor Idade e autoridades, por acreditarem neste projeto, fazendo parte dele, se colocando à disposição para fazê-lo crescer e dar excelentes frutos .
"A presença de cada um tem sido muito importante, pois somos todos parte essencial deste projeto chamado Cooperbom Turismo.
Contamos com a participação de todos os cooperados para traçarmos juntos as novas metas e vencer novos desafios nos anos vindouros", concluiram.
PANAMERICANO DE SURF NA PRAIA DE BATUBA EM ILHÉUS


A abertura do evento foi no sábado, dia 7, com a cerimônia das areias, em frente à Catedral de São Sebastião, no centro da cidade. Na praia de Batuba, os surfistas cairam na água em competições nas várias categorias do surf e boddyboard.
Congratulações aos patrocinadores e organizadores do evento pela belíssima festa esportiva.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
ATIL - ASSOCIAÇÃO DE TURISMO DE ILHÉUS EM FESTA POR SEUS 20 ANOS

Festa dos 20 anos da ATIL
(Associação de Turismo de Ilhéus)
& Lançamento do livro contando a história
dos 20 anos do Tororomba.
Dia 29 de novembro
Hora: às 10:30hs
Local: Resort Tororomba
Participe!!!
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
ROTARY CLUBE DE ILHÉUS & CLUBE DA AMIZADE PROMOVERÃO UMA BOATE EM PROL DA BIBLIOTECA DA ESCOLA COMUNITÁRIA

Animação: DJ Artur
O ingresso custa R$ 15,00
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
sábado, 31 de outubro de 2009
LIONS CLUBE ILHÉUS PONTAL PROMOVE JANTAR ÁRABE
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
NOITE DE ALEGRIA PARA ILHÉUS COM O 1º FESTIVAL DE DANÇA DE SALÃO


A Cooperbom Turismo (CBT) apoiou este projeto da Profª Bianca Lavigne, incentivando e motivando os clubes de serviços de Ilhéus do qual faz parte, a prestigiarem o espetáculo. Cooperados e diretores da CBT, presidentes dos clubes de serviços como Gilda Porto (Lions Pontal), Jehovah Moura (Cooperbom e Lions Pontal), Rotarys e Maçonarias, fizeram questão de prestigiar com suas presenças e aplaudiram muito o evento.
Como é de conhecimento geral, a CBT vem fazendo um enorme esforço para criar parcerias estimulando todas as academias de dança, empresários, professores e alunos, bem como o poder público, por meio das Secretarias de Ccultura e de Turismo para que possamos, de mãos dadas, estabelecer uma grande força de união entre os que fazem e admiram a dança de salão, através de eventos que tragam a solidariedade e ajuda mútua. Tudo isto, no intuito de, a médio e longo prazo, criarmos na região – Ilhéus, Itabuna e cidades adjacentes - um verdadeiro pólo de dança de salão regional, o qual deverá um dia ser reconhecido nacionalmente. Não podemos esquecer que com esta iniciativa, acima de tudo, estaremos proporcionando mais um diferencial turístico para a região – uma grande saída para nossa crise sócio-econômica – ao criar “uma menina dos olhos”, inclusive internacional – por que não pensar grande!? - para a nossa Costa do Cacau.
São eventos como este festival e o propósito de mantermos mensalmente a aula coletiva de dança na praça do teatro, aliados à força da cooperação entre todos os que vivem da dança e a apreciam, que nos levarão, em muito breve, à concretização do tão sonhado pólo de dança regional.
Parabéns à Profª Bianca Lavigne e sua equipe, pela organização e profissionalismo com que elaboraram e apresentaram o espetáculo.
Estamos aguardando a 2ª edição do evento, que certamente acontecerá em breve e com o mesmo sucesso deste primeiro, apoiado sempre pela união das pessoas e pela força da cooperação.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS - IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA O TERCEIRO SETOR
A captação de recursos está diretamente relacionada ao sucesso da administração de qualquer organização, principalmente no que concerne à boa gestão financeira. As pessoas querem contribuir, pois estão confiantes que sua doação será muito bem gerida. Assim sendo, orçamentos, objetivos e justificativas do pedido deverão ser bem elaboradas pelas organizações, visto que é um dos maiores desafios tanto das organizações públicas quanto privadas e ONGs.
Devido à crescente escassez de recursos e o aumento da competitividade na obtenção dos mesmos, as organizações precisam estar preparadas tecnicamente para a captação dos fundos que viabilizarão seus projetos. Um bom planejamento trará ótimos resultados e maiores chances de sucesso.
É importante que as empresas financiadoras saibam que suas contribuições às instituições sem fins lucrativos de utilidade pública, poderão gerar isenções fiscais (33% de abatimento para empresas não financeiras e 43% para empresas financeiras).
Atualmente, muitas organizações estão buscando a profissionalização e a institucionalização da captação de recursos – fundraising - e, neste contexto, atentam para a ética e os princípios que norteiam uma captação de recursos.
Neste curso ocorrido nos dias 22, 23 e 24 em Salvador e do qual participaram os diretores da Cooperbom Turismo, além da cooperativa, estiveram devidamente representadas ONGs e Órgãos de Governos Estaduais como:
- Associação Comvida,
- Integra,
- Amparo Internacional,
- Fundação Lar Harmonia,
- Rede Cidade,
- EPJ,
- Obras Sociais Irmã Dulce,
- Vetor Consultoria,
- Programa Cirandando Brasil,
- Seleta - Soc. Criativa e Humanitária,
- Lelis Consultoria,
- Secretaria de Cultura de Estância-SE,
- Secretaria de Trabalho e Esporte de Santo Antônio de Jesus - BA,
- Secretaria de Saúde do Ceará - CE,
- Arborize,
- IDAN,
- Bahia Bela Operadora, entre outras
domingo, 25 de outubro de 2009
A COOPERBOM TURISMO HABILITA DIRETORES EM CAPTAÇÃO DE RECURSOS QUE FOMENTARÃO PROJETOS EM BENEFICIO DA COMUNIDADE




domingo, 18 de outubro de 2009
COOPERBOM TURISMO & AACEP - UMA ÓTIMA PARCERIA

quarta-feira, 14 de outubro de 2009
G9 - REUNIÃO NA POUSADA DO MAR - ILHÉUS

COOPERBOM TURISMO LEVA TURISTAS EUROPEUS AO ECOPARQUE DE UNA


O Ecoparque de Una é uma reserva particular do patrimônio natural, foi criado em 1997 pela parceria entre o Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (IESB) e a Conservação Internacional do Brasil. Seu principal objetivo é ser uma “vitrine” da Mata Atlântica do Sul da Bahia e influenciar o desenvolvimento do turismo de natureza na região. Ao passear pelo Ecoparque de Una o turista contribui com a conservação da Mata Atlântica do Sul da Bahia, uma das florestas mais ricas e ameaçadas do planeta.

A Cooperbom Turismo levou os turistas suíssos, Urs, Tobias, Claudia, Elena e Victor que juntamente com Mire, Wharlen e Gabriel Landenberger, Winston Meireles, Maria Morais, Valentina Ravasio e Evandra Lassalette, fizeram a trilha do Ecoparque nesta terça-feira 13. Todos se encantaram pela diversidade do local.

terça-feira, 13 de outubro de 2009
TURISMO RESPONSÁVEL - A COOPERBOM TURISMO LEVA SEUS COOPERADOS À ILHA DE BOIPEBA


O Turismo Responsável apresenta-se como uma alternativa para o desenvolvimento do turismo, sua base está na melhoria da qualidade de vida das comunidades visitadas e na conservação das belezas naturais do local.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
LANÇADA EM ILHÉUS NESTE DIA 07 DE OUTUBRO A "REDE DE COALIZÃO SUL DA BAHIA JUSTO E SUSTENTÁVEL"
A REDE é formada pela coalizão de mais de quarenta organizações, cujo objetivo comum é o desenvolvimento sustentável do Sul da Bahia, trazendo a valorização às questões ambientais e focando na produtividade pelo desenvolvimento da comunidade.
Composta por associações, sindicatos, organizações governamentais e não governamentais, Greenpeace, Conservation International e SOS Mata Atlântica, na visão cooperativista da Cooperbom Turismo, a Rede é a solução que a região precisava.
Com uma proposta de cooperação para a geração da sustentabilidade em uma região tão reverenciada por suas belezas naturais, com 84 km de lindas praias mas tão pobre em desenvolvimento humano, a Rede prima pela qualidade de vida do cidadão, levando-o a participar de atividades que trarão ações concretas.
A Cooperbom Turismo por ser uma cooperativa de turismo responsável e sustentável está apoiando a Rede, pois acreditamos que somente a união dos grupos pode trazer o equilíbrio e a qualidade de vida ao nosso cidadão, sabe-se que onde existem cooperativas, o IDH é alto e a Cooperbom Turismo é uma cooperativa atuante na comunidade onde está a desenvolver atividades e projetos que visam a elevação do IDH regional.
Parabéns a todos que contribuiram para que este momento acontecesse, a Região Sul da Bahia agradece.
Para saber mais sobre a REDE acesse o site http://redecoalizaosulba.ning.com/